8 Benefícios da Corrida Para as Mulheres – Corre Mulher !

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

corrida de rua

Oi Comadre! Se você já me acompanha por aqui há algum tempo, já sabe dessa minha paixão : a corrida !

Mas hoje, eu queria te contar os 8 Principais Benefícios da Corrida , para a vida e para o corpo da mulher !

Eu vou te contar a minha história , rapidinho :

12980520_1022230267861574_1143226724_n

 

Fui uma criança gordinha, e quando cheguei á adolescência, resolvi mudar meu corpo, e para isso, aprendi a me alimentar de maneira saudável e equilibrada , e , entendi que a prática regular de atividades físicas, deveriam fazer parte da minha vida, se eu quisesse manter os resultados a médio e longo prazo .

Fazia esportes como natação, frequentava academia, e fui descobrindo vários esportes , variando para não enjoar , e para sempre me manter motivada… Já adulta, fazia musculação, aulas em academia, bike, ioga… Até que engravidei…

E aí, tudo mudou ! Mantive a caminhada na primeira gestação… nas outras, nem isso! Faltava tempo, e disposição…

Depois que meu 1° filho nasceu , me vi ali, amamentando, com 9 Kg para eliminar, sem muito tempo, dormindo mal… O que eu ia fazer ? Como conseguiria voltar á forma ? Quando conseguiria usar as minhas roupas de antes ?

Então, olhei para a minha velha esteira e pensei : “Agora somos nós duas , minha amiga ! Conto Com Você ” rsrs

Tirei minhas dúvidas com o Pediatra – Não queria prejudicar a amamentação- e com o obstetra : tinha passado por uma cesárea, com direito e anestesia peridural e “todo o pacote “… Os dois me liberaram , a partir de 40 dias após o parto.

Então, comecei a caminhar, a caminhar mais rápido… a trotar, a correr e andar… a correr 1km, 2 km, 5 km !!E a balança me surpeendeu ! Muito rápido eu voltei ao meu peso! Tá , inclui uns abdominais na rotina , e a “barriga chapada” … nunca mais !! rsrs

 

Mas o que eu descobri com a corrida , foi muito mais do que eu buscava ! Além de atingir, muito rapidamente, o meu objetivo inicial, de emagrecer , também ganhei com a corrida :

  • Aumento da minha energia;
  • Aumento da minha disposição;
  • Melhora na minha qualidade de sono;
  • Aumento na minha capacidade de concentração e foco;
  • Aumento da minha auto estima;
  • As  minhas dores na lombar e na cervical ( que me acompanhavam desde a adolescência)  sumiram ;
  • Mais confiança para enfrentar novos desafios na minha vida e na minha carreira;
  • Uma saúde de ferro ;
  • Melhora nos sintomas de TPM, que sempre tive muito fortes .

 

Tá , mas eu estou aqui, no blog, para conversar com você, minha amiga, para causar alguma transformação de valor na sua vida, e não para falar de mim ! Então, pesquisei bastante , conteúdos acadêmicos e técnicos, dentro e fora do Brasil , e resumi aqui abaixo , o que a ciência e a medicina consideram os 8 maiores benefícios da corrida para a mulher .

Vem comigo ?

OS 8 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CORRIDA :

1- Perda de Peso : a corrida mais prolongada, libera alguns hormônios que ajudam nesse processo do emagrecimento , além de usar primeiro, como fonte de energia, a gordura acumulada nas nossas células.

2- Fortalecimento Muscular

3- Controla o colesterol e aumenta a capacidade cardio respiratória

4- Melhora a qualidade do Sono e o Humor : Por liberar substâncias como dopamina e a serotonina, traz sensação de prazer e bem estar.

5- Acelera o metabolismo : a corrida ativa e regula a produção dos hormônios T 3 e T 4 ( hormônios da Tireóide) , que são responsáveis por controlar nosso metabolismo energético.

6- Melhora a densidade óssea : o Impacto da corrida, aumenta a resistência dos ossos.

7-Previne o envelhecimento do cérebro: a corrida aumenta o aparecimento de uma proteína no cérebro chamada BNDF, que aumenta o número de neurônios em algumas regiões do cérebro como o hipocampo, por exemplo ( que é responsável pela memória).

8-Previne a diabetes tipo 2  : Por aumentar a captação de glicose e reduzir a gordura corporal, a corrida ajuda na prevenção dessa doença que mata milhares de pessoas todos os anos pelo mundo.

 

Olha comadre, não vou te enganar não :  o que me levou até a corrida, foram motivos estéticos SIM ! Mas, o que me mantém nela hoje, não tem nada a ver com estética ! Nada a ver com “barriga chapada” ou “bumbum no teto” rsrs , como falam as blogueiras saradas! É a minha saúde – física e mental – que está em jogo ! Não que eu não quisesse uma barriga sarada ou um bumbum durinho … kkkkk depois de 3 filhos, nem a corrida !! Só um milagre daqueles !

Os benefícios que a corrida , mais um estilo de vida saudável me trouxeram, me dão a sensação de estar em harmonia e paz com o meu corpo, com meu espírito com a minha natureza!

Não estou falando em alta performance, em se tornar uma atleta profissional , ou em ganhar medalhas!

Eu, na verdade estou bem longe disso! A  corrida , nos ensina que a nossa mente comanda o nosso corpo , e não o contrário !

Se você soubesse o que eu penso, na maioria das vezes , quando eu chego para correr … ” O que eu estou fazendo aqui ?” ou “A minha perna está muito pesada! hoje eu não aguento correr nem 15 minutos …” E , vou tentando me convencer a ir embora ! Na grande maioria dos treinos, os primeiros  10-15 minutos , eu fico ” escutando esse pequeno comitê de M… ” como diz uma coach que eu adoro ! Mas aprendi a não dar ouvidos ! E aprendi a levar isso para fora das pistas ! Na minha vida cotidiana ! Quantas vezes eu ignoro esse meu “comitê de M..” , que  me diz :”

você não pode, você não é capaz!” Ou atitudes e palavras vindas de outras pessoas também … me mantenho blindada! rsrs  E não permito que nada, nem ninguém , roube a minha paz !

A corrida nos ensina, que o nosso pior inimigo, somos nós mesmas! Que as batalhas mais difíceis são travadas dentro da nossa mente ! A gente se boicotando, a gente se desmotivando, a gente tentando arrumar desculpas … a gente fazendo força para nos distanciarmos de quem somos de verdade, a gente tentando a todo custo , permanecer onde estamos , sem avançar, sem refletir, sem traçar  metas, sem atingir resultados, sem esperar muito !

Eu queria te convidar  : desafie-se ! Você vai se surpreender do que você é capaz !

Existe uma frase  , desse mundo dos corredores que eu adoro , que é mais ou menos assim :

“O cansaço, as dores, logo passarão!

O  desistir  fica para sempre…”

Se quiser ler mais sobre como a  corrida me ajudou a emagrecer , aqui nesse post , e

aqui nesse post, te dou algumas outras dicas de como voltar á boa forma , depois de um bebê !>

Você pratica alguma atividade física ?

Conseguiu voltar á forma depois da gravidez ? O que fez ?

Recebeu alguma orientação ?

Conta prá mim ! É isso o que dá sentido ao meu trabalho por aqui !

A gente vai se encontrando por aqui !

Bjos e atétags coração

Lígia

PS: Você já curtiu a nossa Fanpage ? pequena facebook-logo- Dá um Curtir lá!

Compartilha com as suas “Comadres” !

Se Inscreve no Canal do Youtube !pequena youtube-logo

Assim, você me ajuda a espalhar a mensagem, e, quem sabe, ajudar alguém que está precisando !

 

12980520_1022230267861574_1143226724_n

 

 

 

 

Related Posts

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×