8 Coisas que Toda Mãe Deve Saber

22 Flares Facebook 20 Google+ 2 22 Flares ×

8coisas-que-toda-maãe-deveria-saber

Ás vezes fico lembrando , comadre, das coisas que eu pensava, antes de ser mãe.

Eu imaginava que, quanto mais informação  eu pudesse consumir , melhor eu me sairia nos desafios da Maternidade… que não são poucos !!!

Mas, hoje sei que não é bem assim. Se você me perguntasse hoje, a respeito de assuntos complicados como sono dos bebês, amamentação, introdução alimentar…  eu te responderia : se informe sim, mas não se prenda muito á parte teórica, porque como diz a minha irmã “na prática , a teoria é outra!”

Eu acho, prá mim, pelo menos, que o gosto mais amargo que tem é o da frustração! Porque você se preparou, criou expectativas, sonhou, e… na hora H , acontece tudo diferente, ou, simplesmente NÃO acontece !

Então resolvi reunir as 8 coisas que toda mãe deve saber, para , de repente te ajudar a não ficar com esse amargo na boca, ou , se achando a pior mãe do mundo !

Vem comigo !

 

1. VOCÊ VAI TER MUITAS DÚVIDAS !

Por mais que se sinta preparada e segura, na sua vida de mãe, dezenas de pequenas decisões diárias começarão a fazer parte da rotina ! Essa ou aquela fralda ?  Já é hora do desmame ? Exagerei na bronca? Volto pro trabalho ou realizo aquele projeto de empreender ? Escola ou babá ? já dá pra fazer aquela viagem mais longa? É isso! Não se angustie ! Dá tudo certo !

 

2. VOCÊ VAI ERRAR !

Não somos perfeitas em nada nessa vida, nem na maternidade! É que errar com filho é pesado… Mas errar, tentando acertar faz parte do processo . Não se martirize por causa disso . A água do banho poder estar fria, a papinha muito quente, roupa demais ou de menos, esquecer de dar o remédio na hora certa…Escolher um pediatra que não era muito atento, atrasar uma vacina… os erros vão vir ! Pode esperar !

 

3. NEM TUDO PODE SER PLANEJADO OU ANTECIPADO !

Aceite essa verdade! Muitas vezes as coisas vão acontecendo, e simplesmente , não dá para pensar em tudo , tá? Conforme os problemas e imprevistos aparecem, vamos despertando para eles! Seu filho vomitar numa viagem, e você não ter levado remédio! Escapar um cocô daqueles na escola, e você ter se esquecido de mandar uma troca de roupa , ou , uma mudança de clima brusca, e ,o casaco do seu filho ficou em casa… Ou alguma situação física ou emocional que inviabilizou a amamentação exclusiva…Ou a “bendita “cesárea que teve que fazer, mesmo que tenha se planejado e preparado para um parto vaginal, ou natural …

 

4. SEU FILHO VAI CHORAR !

Quando bebês, muita vezes nos desesperamos por não saber o motivo do choro! Conforme vão crescendo, cada vez que choram, o coração da mãe chora junto… não importa se o choro tem um bom motivo ou não ! O fato é : não deixe de fazer o que tem que ser feito ! Dar as vacinas, dar um remédio , dar uma bronca, dizer “não”… Não estou aqui , dizendo para ser insensível ás necessidades sentimentos do seu filho, independente da idade dele. Só não deixe de fazer o que tem que ser feito !

 

5. A SUA VIDA É OUTRA!

Não fique se remoendo porque não tem mais disposição , ou tempo para 2 horas diárias de academia, se a sua comida é sempre fria, se as noites são “agitadas”, se o seu cabelo e unhas não são mais impecáveis, se a sua casa, antes clean e super organizada, agora é um misto de brinquedoteca com apocalipse ! Que a sua cabeça, seu coração, seus interesses e seu corpo não são mais os mesmos ! Que a sua vida conjugal, sexual, ou amorosa sofre um pouco sim… o esforço nesse sentido deve ser maior, porque, se deixar, o parceiro , simplesmente fica de lado. Sempre que você estiver longe do seu filho, vai estar com a cabeça e coração ligados, seja no trabalho, seja numa viagem incrível, seja no supermercado…

 

6.SÓ OS PAIS EDUCAM !

Eu vivo falando disso aqui no blog, mas é porque me preocupo muito com o assunto! Hoje, com a vida que levamos,na maioria das famílias , mãe e pai trabalham fora! E, não vejo nenhum problema com isso! Mas,precisamos entender que escola informa, babás e funcionárias do lar cuidam , acalentam, alimentam; avós mimam… EDUCAR é com pai e mãe! Independente do tempo que passam com o filho! Não se deixe paralisar pela culpa de ficar o dia todo fora, ou por ser um a mãe que cria o filho sozinha… Assuma o seu papel de educadora, de figura fundamental na formação do seu filho!

 

 

7.A CULPA SEMPRE É DA MÃE ! rsrs

Você já observou , até os pais das crianças, quando estão bravos com eles falam assim: ” você viu o que o SEU filho aprontou?” rsrs As professoras costumam chamar as mães pra conversar, se tem algo errado. Se o filho não come de direito, a mãe que não oferece os alimentos saudáveis e corretamente, se a unha esta´comprida, se o cabelo está embaraçado, se a roupa está amassada… Se a criança é chorona,se a criança é brava… O que seria de Freud e suas torias, se não fôssemos nós, as mães ? Eu costumo brincar aqui em casa com meu marido, que , já que a culpa vai ser sempre minha, então … quem decide sou eu !! rsrsr Aliás, você já leu um livro ótimo chamado ” A culpa é da mãe” da Elizabeth Monteiro ? É super bacana e divertido, e traz algumas reflexões importantes.

 

 

8. O BOM HUMOR É SEMPRE O MELHOR CAMINHO !

A não ser em situações extremas,  é a melhor saída ! Ria de si mesma, das confusões, da bagunça… A maternidade já é bem complicada! Mas não precisa ser séria ou pesada! Aliás, isso nem combina com a luz e energia que as crianças nos proporcionam !

 

Não se prive de nenhum sentimento ou emoção, comadre ! É isso que torna a maternidade tão intensa e completa !

 

Bjos e atétags coração

Related Posts

22 Flares Facebook 20 Google+ 2 22 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

22 Flares Facebook 20 Google+ 2 22 Flares ×