Agora o bebê !!

6 Flares Facebook 6 Google+ 0 6 Flares ×

bebe nascendo

Oi comadres!!Hoje acordei com uma saudade … saudade daquele dia em que eu nasci como mãe!Comentei com meu marido, e ele: ” Meu Deus do céu!!! Depois de três, você ainda não matou sua vontade??” Dei risada e fiquei pensando… muito louco, mas é verdade!! ainda não matei !!! rsrs… Mas eu sei o porquê … o AMOR que descobrimos  quando nasce um filho é transformador, é mágico, é inspirador e infinito!!

Descobrimos  um poder dentro de nós que nunca imaginávamos ter! Então, comadre, se você ja passou por isso, sabe bem do que eu estou falando, e você comadre, que está chegando a hora, prepare-se: você nunca mais será a mesma!! Permita-se ter dúvidas e inseguranças! permita-se errar e aprender! permita-se rir e chorar! permita-se noites sem dormir, peito dolorido… Permita-se entrar de cabeça!! não se prive de nenhum sentimento, venha inteira! de corpo e alma!! não se preocupe muito… somente deixe a natureza agir!!

Se por acaso se sentir sozinha, ou meio perdida… vem pra cá ! Vamos conversar!

Agora chega de prosa, e vamos ao que interessa:

Ao nascer, o seu bebê já tem todos os sentidos prontos, e super sensíveis!

A luz e cheiro fortes, o barulho alto , o toque muito forte e sabores diferentes (daqueles que ele já conhecia da barriga) ,tudo isso tem um impacto no bebê! Pode irritá-lo , deixá-lo desconfortável ou inseguro. Então, sem neuras ou exageros, tente ir adaptando o seu bebê aos poucos.

Mantenha a luz mais amena, não use perfumes ou produtos de higiene pessoal ( em você e nele) com cheiros muito pronunciados, evite barulhos muito altos, toque- o , pegue-o manuseie, mas com delicadeza e carinho. Converse com ele!! De toda essa novidade que é o mundo para ele, a sua voz é a referência mais antiga que ele tem!

Acredita-se que o recém nascido enxergue de 15 a 20 cm de distância,então , ao amamentá-lo, olhe nos seus olhos, porque essa distancia é perfeitamente calculada pela natureza para que ele te veja nesse momento!!É simplesmente MARAVILHOSO!!

Ao nascer, seu bebê é submetido a algumas medidas e manobras necessárias como: aspiração na boca e nas narinas para que ele possa respirar com mais facilidade , é feita uma secagem para que ele se mantenha aquecido, ele é pesado e medido, injetam vit k para coagulação, vacina hepatite B -primeira dose, o famoso teste de Apgar , para ver as condições de saúde do bebê ao nascer, e ver se ele precisa ou não de maiores cuidados médicos; teste do olhinho,teste da linguinha, teste do coraçãozinho, teste da orelhinha. (os que não são feitos logo ao nascer, são feitos ainda na maternidade, normalmente.)

O peso considerado normal , é acima de 2,500 kg; abaixo disso o bebê é considerado baixo peso, e deverá ser acompanhado mais de perto nas primeiras semanas de vida.

O comprimento médio é 50 cm para meninos e, 48-49 cm para as meninas.

Os perímetros : o perímetro cefálico tem em média, 34 cm e , o torácico 32 cm.( em condições normais, o perímetro cefálico deve ser maior que o torácico).

A cabecinha do bebê tem formato ovóide , e apresenta a moleira (fontanela) na parte superior da cabeça, que existe para que o bebê consiga passar pelo canal vaginal ( as quatro placas ósseas que formam nosso crânio ainda não estão soldadas e sim, justapostas). A moleira tem um formato triangular, com 2 a 4 cm de largura, em média, e, assim fica até o sexto mês, até que comça a diminuir, fechando completamente entre 9 e 18 meses. Não é frágil como parece, tá? então , sem neuras!!

A coluna do bebê é reta, seu tórax é relativamente curto em relação ao abdome; braços e pernas relativamente curtos e magros, em relação ao tronco, e as  pernas são ligeiramente curvas; os pés não apresentam a curvatura , por isso são tão fofinhos!

A pele do bebê, ao nascer,vem recoberta pelo vérnix, que é um revestimento sebáceo, que é uma  proteção fisiológica .A cor da pele, no início, pode ser meio arroxeada, ficando avermelhada ,horas depois, passando a cor de rosa, no final da primeira semana.É recoberta por uma penugem fina, a lanugem, e os “cabelos extra” na testa, rosto e orelhas, desaparecerão no primeiro mês de vida.

Apenas 23% dos bebês fazem xixi ao nascer, 90% nas primeiras 24 horas e 100% nas primeiras 48 horas.

Nos primeiros dias, o cocô é preto e pegajoso, é o mecônio.Não se assuste, é normal. Entre 3 e 5 dias, ele desparece, e dá lugar ao cocô líquido e amarelado que é normal em bebês que estão mamando no peito.

A temperatura do bebê ao nascer, é mais alta que a da mãe, por volta dos 37° c , e assim se mantém durante 24 a 36 horas, depois normaliza e, normalmente coincide com a da mãe.

Se for possível, o seu bebê deve ir pro seu peito na primeira meia hora de vida. As vantagens e benefícios são enormes!Acalma o bebê, após todo desconforto causado pelo nascimento e procedimentos pós parto;  o ato de sugar deve estar presente pois é um reflexo,e, e se houver algum problema nesse sentido, quanto antes for detectado melhor; a ocitocina, hormônio liberado ao amamentar , é considerado o hormônio dos apaixonados, então , estabelece desde cedo o vínculo mamãe-bebê, além de promover a contração do útero no pós parto (muito importante para a saúde da mamãe), além de ser a experiência mais maravilhosa e incrível que você vai viver na vida!!

Não se assuste, com 3 a 5 dias, a pele do bebê pode se tornar amarelada (os olhos também). Acontece pelo aumento da bilirrubina no sangue do bebê, é a famosa icterícia. Em alguns casos são necessários banhos de luz, para abreviar esse período. Na dúvida, consulte seu pediatra.

Normalmente, entre o 5° e 6° dias de vida, chegou a hora da vacina BCG,(importantíssima contra a tuberculose) , e do teste do pezinho(triagem neonatal), para detectar precocemente:

Anemia falciforme — doença hereditária que altera a formação da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte do oxigênio no sangue. Em decorrência dessa alteração, as hemácias ficam com forma de foice (daí o nome “falciforme”), o que dificulta sua locomoção e acaba lesionando tecidos.

Deficiência de biotionidase – é a falta da vitamina biotina no organismo. Sua deficiência resulta em convulsões, fraqueza muscular, queda de cabelo, surgimento de espinhas, acidez do sangue e baixa imunidade.

Fenilcetonúria – é uma doença genética caracterizada pela incapacidade de metabolizar a enzima fenilalanina, responsável pela produção do aminoácido tirosina. A ausência de tirosina pode acarretar retardo mental.

Galactosemia – é uma doença genética que dificulta a conversão de galactose (açúcar presente no leite) em glicose. O resultado é o acúmulo de galactose no organismo, causando problemas de coagulação, icterícia (pele amarelada), hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), glicosúria (excesso de glicose na urina), acidez do sangue e catarata.

Glicose 6-fosfato desidrogenase – distúrbio metabólico que causa alterações das enzimas fundamentais para proteção das células, especialmente das hemácias. Sem estabilidade, os glóbulos vermelhos podem morrer, causando anemia hemolítica.

Hipotireoidismo congênito – doença que faz com que a glândula tireoide não seja capaz de produzir quantidade adequada de hormônios tireoidianos, o que deixa os processos metabólicos mais lentos. Uma das principais consequências é a retardação mental.

Hiperplasia congênita da supra-renal – provoca uma deficiência na produção de hormônios pelas glândulas supra-renais ou adrenais. Para compensar, a hipófise produz excesso de hormônios que estimulam as supra-renais, que aumentam de tamanho e passam a produzir em excesso hormônios que levam à masculinização do corpo da criança. Além disso, pode ocorrer desidratação, perda de sal no organismo e vômitos.

Toxoplasmose – é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que pode causar calcificações cerebrais, malformações, doença sistêmica grave. Tardiamente, pode se expressar causando doenças da retina.

É MUITO IMPORTANTE, viu comadre? Então , fique com pena, mas leve seu bebê para fazer!É gratuito tanto a vacina quanto o teste do pezinho, tá?

Existe também, nas clínicas particulares a triagem neonatal ampliada, que além dessas doenças , ainda investiga outras:

 • Sífilis congênita
• Citomegalovirose congênita
• Doença de Chagas congênita
• Rubéola congênita
• SIDA congênita
• Deficiência de MCAD
• Espectrometria de massa , saiba mais em :http://www.sbtn.org.br/pg_triag_doencastratam.htm.

Converse com seu pediatra sobre a necessidade da ampliada.

E, assim, terminamos a primeira semana … muito cansada? Força na peruca!!

Tudo vai se ajeitando, viu?

Quer dividir esse momento? Escreva me contando!

bjos e atétags coração

Related Posts

6 Flares Facebook 6 Google+ 0 6 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

6 Flares Facebook 6 Google+ 0 6 Flares ×