As Crianças e a Tecnologia – Qual o limite ?

33 Flares Facebook 31 Google+ 2 33 Flares ×

 

Meet the experts: children often find tablets more instinctive than adults.

Eu não sei você, comadre, mas eu sempre tenho a sensação de que , meus filhos exageram com a TV, Tablets , joguinhos eletrônicos etc… Mas aí , eu olho pro mundo ao nosso redor , e acho que isso tudo , cada dia mais, vai fazer parte da vida deles ! Que é preciso saber mexer sim, ter intimidade com a linguagem, com a linha de raciocínio de como essas “jeringonças” funcionam ! rsrs

Sim, porque , eu sou uma mulher das cavernas ! rsrs Você não sabe a dificuldade que eu tenho de entender isso tudo ! O que alguns , como a “Apple” chamam de “intuitivo”, até me ofende!! kkkk  Para mim, não existe nada intuitivo nesse ambiente virtual ! E , eu não acredito que isso seja tolerável, em se tratando de presente, e muito menos de futuro !!

As crianças precisam ter essa intimidade ! Além do que, existem muitos aplicativos bacanas , adequados para cada fase do desenvolvimento das crianças, que são super educativos !

Como saber qual é o limite ?

Andei pesquisando, ouvindo opiniões de especialistas tanto em educação infantil , como pediatras… li bastante coisa também… Enfim, vou dividir com vocês o que encontrei por aí, tá ?

Vamos lá :

  • EXISTE UM CONSENSO : o equilíbrio … o bom senso . A criança não deve SÓ “brincar”no mundo virtual, ela deve ter a chance , de preferência diária, de frequentar espaços abertos, e brincar com outras crianças e com brinquedos “reais “. Limitar o uso , em crianças acima de 3 anos, entre 1 -2 horas por dia, no máximo !Assim, o contato com a tecnologia não será prejudicial.
  • QUEM DEFENDE O USO DIZ : que esses aparelhos podem sim estimular o aprendizado das crianças, desenvolvem a criatividade, o raciocínio e a tomada de decisões são rápidos ( o que não quer dizer acertados…)
  • QUEM É CONTRA O USO DIZ : que  o excesso do contato da criança com esses aparelhos, pode trazer problemas sociais, como isolamento, e egoísmo exagerados. E, que,  essa sobrecarga tecnológica pode ter efeitos no comportamento como irritação e ansiedade, queda no rendimento escolar. E , também , efeitos físicos : dor de cabeça, alteração no sono e obesidade.

 

Agora, a opinião dessa mãe que está escrevendo :

– Monitore o que o seu filho está acessando! Não permita que ele entre em contato , precocemente ,com informações e imagens , que não são adequadas para a sua idade!

– Crie um ambiente favorável para que seu filho possa ter contato com cores  , texturas, cheiros e sabores REAIS ! Se ,o ambiente em que a criança vive é pautado no NÃO … ela não terá vontade de explora-lo, e experimentar o  mundo e suas sensações ! Deixe seu filho pintar , mexer com massinhas, cortar / rasgar papel, comer com as mãos, cheirar e lamber as frutas ! Isso vai ser muito interessante e rico para ele! Mas também, permita que entre em contato com esse mundo virtual !

 

-Não tente adiantar a estimulação do seu pequeno, apresentando letras, números, cores antes da hora !

 

-Eu sei que , tem momentos em que é necessário esse” transe” em que eles ficam diante dos eletrônicos ! Aproveite ! Sem culpa ! Uma viagem de carro muito longa… um jantar para fazer… uma conversa importante no telefone… só a gente que é mãe sabe !! rsrsr

 

– Não adianta tentar tapar o sol com peneira !! rsrs Esse papo de “no meu tempo não era assim… a gente brincava na rua … a gente subia em árvore … ”  não cola com nosso filhotes mais não, viu ? O mundo deles é realmente muuito diferente do  que o nosso foi!!

 

Se isso é bom ou ruim… só o tempo dirá !

Enquanto isso … vamos fazendo aquilo que acreditamos ser o melhor para eles, não é mesmo?

Você deixa seu filho usar os eletrônicos ? Desde que idade ?

Qual a sua experiência e opinião ?

A gente vai se falando !

 

Bjos e até !!tags coração

Related Posts

33 Flares Facebook 31 Google+ 2 33 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

33 Flares Facebook 31 Google+ 2 33 Flares ×