A Boa Forma da Mamãe – conquiste a sua !!

6 Flares Facebook 4 Google+ 2 6 Flares ×

boa-forma-corrida

Oi comadre!! Hoje a nossa conversa é sobre a boa forma após a gravidez,após os filhos, falta de tempo… Ela existe mesmo ou será como “pé de cobra”? rsrsrs   Calma , juro que é possível !! Basta querer e se organizar!

Vou contar um pouquinho da minha história pra você : Eu fui uma criança gordinha, até a pré adolescência, quando pedi para a minha mãe me levar a um médico ,porque eu queria emagrecer. Então, por volta dos 13 anos, fiz uma dieta, aprendi muitas dicas valiosas sobre alimentação e atividade física, que trouxe comigo até agora ! E nunca mais engordei! Uns quilinhos prá lá, uns quilinhos prá cá … Consegui manter meu corpo sob controle.

Sempre fiz, e aprendi a gostar muito , de atividade física, e achava que ela era determinante para manter a boa forma. 

Então, engravidei do Pedro, aos 32 anos… Aí me senti bem perdida !! Como eu conseguiria me manter saudável, sem engordar muito, sem poder fazer a maioria das atividades que fazia naquele momento? ( Eu pegava pesado na musculação, bike, ioga,nadava e estava começando a aprender a correr. Eu fazia exercício 7 dias na semana!).

Resolvi procurar orientação profissional – fui a uma nutricionista ! Foi a melhor coisa que eu fiz. Me senti segura por não estar cometendo nenhum abuso ( nem pra mais nem pra menos). Acompanhava meu ganho de peso, e de gordura corporal a cada 15 dias, e aprendi que a alimentação é determinante no peso , e que o exercício determina o percentual de massa muscular e gordura ( que também depende muito da alimentação). Bom , no final ganhei 9 kg, que foi a média de ganho nas 3 gravidezes.

O Pedro nasceu, e , com o bebê lindo e saudável, veio a D.Culpa !!  Não tinha coragem , nem vontade de deixar o Pedro em casa e ir pra academia… E fui levando… Depois de 2 anos sedentária, só controlando a alimentação, engravidei da M.Beatriz. Se, com um bebê eu não tinha coragem de sair pra malhar, imagina agora com dois!!!

 

O que fazer ? Olhei bem para a minha esteira no quintal… respirei fundo e disse a ela: ” Agora seremos melhores amigas !” rsrs    Comprei uma revista no supermercado – Runner’s World – pra me guiar nos primeiros passos da corrida, e , então , mais por necessidade do que por escolha, comecei a correr.

Pra começar, eles ensinam a fazer 2 a 3 treinos por semana revezando caminhada e corrida, pro corpo ir se acostumando… pra você ir aprendendo a respirar… de no máximo 45 minutos .E mais um ou dois treinos de trote leve ou caminhada rápida.

E então , foi acontecendo um milagre delicioso : o ponteiro da balança começou a baixar, baixar, baixar… Algumas gordurinhas na região de quadris, pernas e barriga, que eu nunca tinha conseguido exterminar… foram secando !!!

O resultado foi tão bom , que meu marido , rapidamente se juntou a mim !! E , também viu sua barriguinha de estimação sumir !!

E , quando percebi, eu havia emagrecido 7 quilos ( além dos nove da gravidez) … Fiquei até um pouco assustada, pois não tinha controle da perda do peso!! Até que estabilizou. Eu  até precisei  dar um reforço na alimentação, porque 47 Kg era pouco pra mim.

Consegui encontrar o ponto de equilíbrio entre a corrida e a alimentação e ficar com um peso e corpo mais próximos do que eu queria. Até que engravidei da Nina , aos 38 anos!! kkkk E ainda estou na batalha pra mandar embora os 2 últimos kilinhos !!

Com tudo isso, comadre, resumindo… o que eu queria te dizer é que , com vontade , uma esteira , um tênis , uma revista na mão e 45 min- 3 a 4 vezes por semana, É POSSÍVEL CONQUISTAR A BOA FORMA !!!

Agora , sou completamente apaixonada e viciada na corrida!! Ela se tornou o MEU momento, sabe? Aquele onde me encontro comigo  mesma, organizo pensamentos e sentimentos, planejo tratamentos dos meus pacientes, repasso minha agenda, e agora mais uma pauta na minha corrida… o meu querido recém nascido “Mães Comadres” !! rsrs

Você pode estar pensando agora: “Eu não consigo correr!”   Eu te falo: Eu não corria nem daqui até ali !! Tenho uma proporção ( ou desproporção kkkkk) física que não me favorece – pernas curtas, quadris largos e bagageiro recheado !! rsrs Então , minha amiga, se eu consegui… pode ter certeza de que você também consegue!!

E, depois de um tempo, descobri que esse treino que fazemos no início, por não conseguirmos correr durante muito tempo seguido- corre -anda-corre-anda- É o treino mais eficiente que tem prá queimar gordura!! É o treino intervalado ou  de “tiro”. Tire proveito disso !! Seu corpo leva um susto tão grande que perde gordura sem perceber !!!

Está esperando o quê ? Não tem uma esteira ? Compre uma usada!! Já que muita gente que compra não consegue incorporar o treino na rotina !! A esteira, pra quem está começando , é melhor porque tem um ritmo uniforme,o que é bem educativo! E tem menos impacto também.

Se você é auto didata como eu,tem vários blogs de corrida, revistas legais com planilhas e dicas !

Se achar melhor, procure uma assessoria de corrida ! Eles fazem planilhas específicas para você , seu corpo, limitações e objetivos !!

Também tem os grupos de corrida, onde a gente faz amigos, troca idéias, dicas de treino e de alimentação !!

E , não pense que isso tudo que eu estou te falando é para atletas de elite, viu? Eu sou uma “pangaré ” !! rsrs  Meus tempos são medíocres, corro toda desengonçada… mas sempre fui super bem recebida pelos “amigos ” corredores!! Os atletas mais experientes costumam ser bastante generosos com os iniciantes !! Nos motivam e nos incentivam !! O clima das pistas é super agradável e cordial !!

Pense nisso tudo, comadre!!

Se tiver alguma dúvida, me manda um email, a gente conversa melhor !!

Esporte é saúde !! É disposição, auto-estima em dia, boa forma, qualidade de sono e de vida !!

Eu nem consigo imaginar a minha vida sem a corrida hoje !!Na gravidez da Nina, penei bastante por estar ” de castigo “…

Inspire-se !!

Bjos e até tags coração

Related Posts

6 Flares Facebook 4 Google+ 2 6 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

6 Flares Facebook 4 Google+ 2 6 Flares ×