BPA – Afinal o Que é Esse Vilão ?

25 Flares Facebook 23 Google+ 2 25 Flares ×

BPA-O-QUE-É

Oi comadres!De uns tempos pra cá andei lendo em várias fontes diferentes a respeito dessa substância encontrada em plásticos e revestimento de latas de conserva , e , quero dividir com vocês tudo que vi !

Sabe que, há quase 9 anos , quando engravidei do Pedro, não se ouvia falar desse “Veneno” chamado BPA !

Na escolha dos apetrechos e utensílios de plástico que comprei pra ele, essa não era uma preocupação , muito menos um determinante na escolha ! Ainda bem  que, já com a Maria Beatriz, essa informação  estava disponível.

Vamos do começo …

O que é BPA ?

O seu nome é Bisfenol A. Ele é um composto químico encontrado na composição de plásticos e no revestimento de embalagens metálicas.

O que ele faz?

Ele é “acusado ” pela ciência, de causar produção de espermatozóides defeituosos, puberdade precoce, câncer, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Inclusive é capaz de causar danos á saúde do bebê ainda na barriga da mamãe, quando ela tem contato com a substância; nesse caso as “acusações ” são problemas pulmonares no bebê, como chiado persistente e função pulmonar reduzida.

Como , ele age ?

O BPA, assim como outros produtos químicos, se aproveita da sua grande semelhança com nossos hormônios, e engana nossas células receptoras ! Se ligam a elas, e “quebram ” a fechadura !! Aí, quando os hormônios , que são os verdadeiros donos da casa chegam, não conseguem entrar! Pronto! Sistema endócrino em caos , e o caminho está aberto para vários problemas ( nos testículos, na tireóide ,etc…)

O que fazer para escapar desse vilão?

  • Quando for comprar produtos plásticos para seu filho (chupetas, mamadeiras, copinhos, colheres, pratinhos, potinhos para congelar alimentos e leite, esterilizadores de microondas…) ou para a sua casa ( potes e embalagens para armazenar comida na geladeira , microondas e freezer, sacos plásticos para verduras, talheres de plástico que não riscam as panelas e baixelas, forma de gelo), escolha SEMPRE  os com selos BPA free , ou , livres de BPA.
  • Sabe aquele símbolo de reciclagem que tem nas embalagens dos produtos  em geral ? Observe o símbolo triangular. Se nele estiver escrito o número 3 ou o número 7, escolha outro, pois nele pode conter o BPA.
  • Prefira alimentos que são vendidos acondicionados em embalagens de vidro .
  • evite os enlatados (muitos produtos tem a opção em vidros ou embalagens tipo longa vida) , e, se for comprar enlatados, não compre as latas amassadas ou danificadas! Pois costumam liberar o material que é tóxico.
  • não congele nem esquente alimentos em potes de plástico.

 

Eu confesso que evito a neurose na minha vida, pois acho que é muito fácil a gente perder a medida do que é “normal” e do que é excesso… Mas nesse caso, é real !Não dá prá fingir que esses danos não existem !

Eu vou ficar atenta , e você ?

Bjos e atétags coração

 

Related Posts

25 Flares Facebook 23 Google+ 2 25 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

25 Flares Facebook 23 Google+ 2 25 Flares ×