CHIKUNGUNYA – A Prima da Dengue que está chegando ….

22 Flares Facebook 20 Google+ 2 22 Flares ×

chikungunya

Nesse verão, mais uma novidade-nada agradável- para nos preocuparmos, chegou por aqui , no Brasil, comadres – a “Chikungunya”! . O quê é isso ? Vou te contar tudo que pesquisei…

Em setembro do ano passado, pai e filha lá do Oiapoque (AP), foram diagnosticados com” chikunguya”, e não tinham viajado para lugar algum… o que faz deles os primeiros casos ‘autóctones’ da doença aqui no Brasil . A cidade teve 531 casos.

Depois , na Bahia, Feira de Santana e Riachão do Jacuípe, são invadidos… tiveram 759 casos.

Mas , de onde veio isso ? A história é a seguinte: Nos anos  50, lá na Tanzânia, apareceram os primeiros casos da doença. Em 2006, virou uma epidemia na índia. Ano passado, invadiu o Caribe, e de lá, seguiu para o BRASIL, chegando ao Amapá e à Bahia, paralelamente.

O que é essa doença?

Ela é uma “virose ” , causada pelo vírus “chikungunya”, e transmitida peos mosquitos “Aedes aegypti” e “Aedes albopictus” das Américas ! E, esses senhores mosquitos brasileiros” são muito receptivos ao vírus, em especial no Rio de Janeiro”, segundo o parasitologista Ricardo Lourenço, do Instituto Oswaldo Cruz.

 

Quais os sintomas ?

Igual á dengue: febre alta, dores musculares, fraqueza, dor de cabeça… e o que a diferencia da dengue é a dor intensa nas articulações, que pode perdurar por meses !

 

Qual a duração da doença ?

Os sintomas duram 10 dias, em média, mas as dores nas articulações podem durar mais.

 

Como é feito o diagnóstico ?

Através dos sintomas, os médicos fazem o diagnóstico. E, agora, o Fleury Medicina e Saúde começou a oferecer um exame de sangue específico para o diagnóstico do chikungunya. O exame é indicado ás pessoas que viajaram as áreas endêmicas , ou que estão com dores fortes nas articulações, de origem desconhecida.

 

Qual o tratamento ?

Repouso , hidratação para repor a grande quantidade de líquido perdida pela febre, e, o médico pode receitar medicamentos para amenizar os sintomas.

 

A Chikungunya mata ?

A taxa de mortalidade dela é bastante baixa ! ufa ! 0,01 % no mundo .

Existe uma boa notícia !! Aliás, duas:

-Depois de ter tido a doença, você se torna imune a ela. Só existe um sorotipo do vírus! Diferente da prima dengue, que , por ter 4 sorotipos de vírus diferentes, podemos ser sorteados 4 vezes pela doença !

– O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, estão testando uma vacina para o chikungunya, que está se mostrando bastante promissora !

 

Como prevenir a Chikungunya?

Ah ! Essa informação nós, os brasileiros já estamos carecas de saber ! As orientações são as mesmas para a prevenção da Dengue: eliminar os possíveis criadouros dos mosquito – água limpa e parada- , e , ao viajar para os locais onde já foram registrados casos da doença, usar e abusar de repelentes ( e quem aguentar, roupas de mangas compridas de tecidos leves e claros )

 

Segundo o LIRAa (Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes aegypti), as capitais brasileiras em estado de alerta ou risco para surtos de dengue, ou chikunguya são:

-Rio Branco (AC)

-Boa Vista (RR)

-Porto Velho (RO)

-Belém (PA)

-São Luís (MA)

-Natal (RN)

-Recife (PE)

-Maceió (AL)

-Aracaju (SE)

-Salvador (BA)

-Palmas (TO)

-Cuiabá (MT)

-Goiânia (GO)

-Vitória (ES)

-Porto Alegre(RS).

Esses dados são do Ministério da Saúde, de 18/12/2014.

 

Então tá, né comadre …

O jeito é nos prevenirmos e cuidar das nossas crianças !

Veja aqui  mais cuidados com as crianças, importantes para o verão.

Mas , nada de neura nem pânico, tá ? rsrs Vamos aproveitar nosso verão !

Bjos e atétags coração

 

Related Posts

22 Flares Facebook 20 Google+ 2 22 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

22 Flares Facebook 20 Google+ 2 22 Flares ×