Como escolher o Pediatra do Seu Filho – 7 Dicas

1 Flares Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

E, A Diferença Que Isso Pode Fazer na Sua Vida de Mãe  !

How-Find-Pediatrician

 

Oi Comadre!

Nosso assunto por aqui hoje, é sobre a escolha do ” seu ” pediatra … Seu sim, porque, muitas vezes, nós mães, estamos precisando mais daquela consulta, daquela conversa e da informação, do que os nossos filhos, não é mesmo ?!! rsrs

Bom , por definição, nós, as mães somos apavoradas, cheias de perguntas e dúvidas, e hoje , ainda, temos as comadres virtuais que nos trazem um monte de informações úteis e práticas….

E os médicos, por definição …Não são exatamente disponíveis, não têm muito tempo / paciência para muitas orientações , são técnicos excelentes , mas , não conseguem  , na maioria das vezes , individualizar as informações …

E , muitas vezes , a gente sai da consulta com a sensação de :”Meu Deus! O que eu vou fazer ? ”

Comadre, só para esclarecer aqui : Isso não é uma regra , tá ? Claro que existem médicos  super humanos, compreensivos, e , com uma paciência de Jó … com a gente, simples mortais ! E,também mamães que não são apavoradas e curiosas ! Isso é uma generalização ! Sem ofensas, de parte á parte, tá ?

O fato que eu queria conversar por aqui hoje é: como escolher um pediatra para os nossos filhos? O que levar em consideração ? Quais critérios usar ? O que é mais importante, já que o ideal, muitas vezes, não é o possível ?

Eu preparei umas dicas aqui, para te ajudar nesse processo de escolha, ou , se você está passando por um momento descontentamento … para te ajudar a levantar, quais os pontos-chave, para a escolha do novo profissional.

1- DISPONIBILIDADE é a palavra de ordem !E, para mim, Lígia , é uma das mais importantes …

Gente do céu, não existe você ligar para um pediatra, seu filho com febre, tossindo, ou vomitando , chorando …. e ouvir que tem consulta para daqui há 10 – 20 -30 dias !! Pediatra tem que atender HOJE! Você já passou por isso ?

Com criança , tudo anda muito rápido ! Tanto a melhora, quanto a piora , de uma doença…

E, com bebês de até um ano então… nem se fale ! É  tudo urgente !

Essa característica, pode te ajudar, ou nortear , todas as outras decisões, quando for escolher seu pediatra !

Eu sempre parto do princípio de que, todos são tecnicamente competentes … isso nem se discute !

 

2-ACESSIBILIDADE :

Se um (a) das suas opções tiver a agenda mais  flexível, ou se for amigo da família, ou parente próximo ou distante…

Mesmo que seja do convênio, mesmo que tenha a agenda lotada … se você tiver outra via de acesso, um pouco mais próxima … Eu recomendo que você considere a possibilidade.

A gente precisa ter uma’ linha aberta’ para nos comunicarmos com o pediatra!

Outro fator que pode fazer diferença entre o seu médico ser acessível ou não , é a secretária .

Ok , elas recebem as orientações deles, mas tem algumas que se mostram bem interessadas e preocupadas em resolver e atender a gente, já outras … blindam o nosso acesso ! A gente não consegue marcar horário, e nem falar com o médico, de jeito nenhum!

 

3- PREÇO / CONVÊNIO :

Claro que aqui, não dá pra gente fingir que , isso não faz diferença … Muitas vezes , usamos os profissionais que o nosso convênio médico nos disponibiliza , já que , pagamos por isso, por esse benefício … Mas, infelizmente, o profissional que gostaríamos de frequentar, não está ali…

Aí, é com você , minha amiga … Você sabe da sua realidade financeira, e , a forma como lida e administra seu dinheiro…

A dura realidade é : os profissionais que atendem por convênio , são mal remunerados nas consultas , e , para conseguirem ter uma remuneração mensal digna , agendam consultas a cada 15 minutos, lotam suas agendas … e , como são seres humanos, assim como eu e você…por mais que queiram e tentem fazer diferente, o esquema não permite !

É uma questão de sobrevivência …

 

4-LOCALIZAÇÃO  E HORÁRIOS :

Ás vezes, em cidades maiores, esse ponto pode ser decisivo … não adianta nada o profissional ser excelente , acessível, se você demora 2 horas para chegar  á sua clínica !

Aqui na minha cidade tem um pediatra de convênio, muito bom , por sinal, mas que é famoso por atender até de madrugada !! As mamães chegam, e , as consultas vão atrasando, ás vezes ele tem um parto de emergência para atender … e as mamães vão ficando ali, até meia noite, uma hora da manhã!!

É muita judiação ! De todos os lados envolvidos ! Mães, crianças e dele mesmo… imagina a condição desse profissional, atendendo até esse horário !! Mental e fisicamente , ele já terá ultrapassado todos os seus limites !

 

5-INDICAÇÕES :

Converse com as suas amigas, familiares, e pegue indicações ! Sabe aquelas mulheres com que temos mais afinidade?

Então , fale com essas ! Por terem “coisas em comum ” , é provável que , uma indicação delas , seja o que estamos procurando !

A boa fama, assim como a má fama correm rápido… se um profissional é muito bom, ou o contrário … sempre tem histórias sobre ele correndo por aí!

6- AFINIDADE :

Lembra que aqui, eu estou considerando que, tecnicamente, todos os profissionais são bons …

Acontece que , tem alguns que são mais técnicos, outros que são mais acolhedores, ou ainda , que complicam muito, gostam de detalhes , outros que são mais práticos … Alguns apoiam irrestritamente o aleitamento materno, outros não valorizam tanto… Uns que adoram uma medicação pesada, outros que preferem observar e acompanhar a evolução do quadro …

Outros são mais secos e objetivos, outros são mais carinhosos com a gente…

Aí já são questões bem individuais e subjetivas… e , dependem de você !

E, por fim …

 

7- CONFIANÇA :

Ela é o elo , que une todas as outras características, e que , ao mesmo tempo, sem ela , nenhuma outra qualidade ou característica , fazem sentido ou têm importância !

Claro , a gente pode e deve perguntar , questionar … isso faz parte do processo ! Agora , pense bem :

O pediatra é o nosso guia nessa estrada! Muitas vezes, a saúde e bem estar do nosso filho, podem depender desse profissional! É por isso que precisamos confiar nele, de olhos fechados ! De todo o nosso coração!

Essa confiança, pode fazer toda a diferença, na sua rotina, na sua vida de mãe!

 

Agora , eu preciso te falar uma verdade :  Cuidado para não exagerar !! Nós , as mamães , muitas vezes, fazemos tempestade em copo d água , muitas vezes enfiamos os pés pelas mãos …

Na nossa ansiedade, não escutamos o que o médico nos fala , tiramos as nossas próprias conclusões , usamos o

” dr. Google” para tirarmos as nossas dúvidas e conclusões …

Deixamos que as nossas crenças e vivências , nos impeçam de aprender  coisas novas … de escutar de verdade !

Ao mesmo tempo, não devemos ficar com dúvidas !

Eu penso que somos uma equipe : ele me dá as coordenadas, e eu , executo ! Tiro minhas dúvidas, levo as individualidades de cada uma das minhas crianças em conta, se for o caso, pergunto se é possível adaptar isso ou aquilo ….  mas , confio de todo o meu coração ! E , isso … não tem preço !!

Como você escolheu seu pediatra ? Que critérios usou ?

Está feliz com a sua escolha ?

Deixe seu comentário aqui embaixo, conta prá mim !

Conversar com você, saber das suas histórias , participar da sua vida…

É isso que dá sentido ao meu trabalho por aqui !

A gente vai se encontrando …

Bjos e atétags coração

Lígia

Related Posts

1 Flares Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

1 Flares Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×