Como Limpar a Boca do Bebê

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

limpar a boca do bebe

Oi Comadre ! Tudo Jóia ?

“Jura mesmo que precisa higienizar a boca do bebê ? Mas ele nem tem dentes !!! ”

Isso não é paranóia e nem exagero de dentista ( juro!Se você não sabe, eu sou cirurgiã dentista ) rsrsr e , eu vou te explicar direitinho “POR QUÊ” E “COMO ” fazer !

Vamos lá…

Aqui tem um vídeo bem legal, onde te mostro na prática, o passo a passo de como fazer .

Assiste Agora!

 

POR QUE LIMPAR  A BOCA DO BEBÊ ?

São vários os motivos :

1- O leite , seja ele o materno, ou fórmulas infantis, têm na sua composição açúcares, proteínas e gorduras. A nossa língua, ( inclusive a do bebê), não é lisa, a sua superfície parece uma toalha felpuda… Ao entrar em contato com resíduos alimentares , mesmo líquidos,  ela se suja, e por estar num ambiente quente e úmido, que é a boca, é um ambiente ideal para a proliferação de microorganismos como bactérias (boas e ruins) e fungos ( ruins)…

 

2- Todos nós temos bactérias na nossa boca ( a nossa flora bacteriana) , e , tem que ser assim : Pensa só – a boca é a primeira porta de entrada de “invasores” que podem nos causar doenças ! E, logo ali, na entrada, essa flora bacteriana é responsável por já conter uma boa quantidade desses microorganismos patológicos (que nos causam doenças) . No caso do bebê, essa flora bacteriana ainda está se configurando… e, nesse período, em que a flora está se formando, se não houver uma higiene adequada, as bactérias que passarão a “fazer parte da casa”, podem não ser exatamente aquelas que nos protegerão dos invasores, e sim, podem vir bactérias que apareceram ali para aproveitar os restos alimentares presentes na região , que, mais tarde, causarão cáries e outros problemas para a saúde bucal da criança.

 

3- O tipo de Flora bacteriana presente em cada boca, depende de alguns fatores como: alimentação, higiene e , do contato e convívio com as pessoas ( a flora bacteriana dos bebês, tendem a se assemelhar á das pessoas mais íntimas como pais e irmãos). A flora bacteriana muda durante a vida ? DIFICILMENTE …. Para conseguirmos uma mudança na  flora bacteriana, exige muito esforço… mudanças de hábitos e, muitas vezes… não conseguimos! outro fator que pode causar alteração na flora são alterações hormonais, como no período da gravidez, por exemplo…

 

4- Como a imunidade do bebê ainda está se formando, outra turma que tira proveito , se não cuidarmos bem, são os fungos , ou mais conhecidos como “sapinho” … Placas esbranquiçadas, que se espalham por toda a língua e bochechas das crianças… costumam ser muito doloridas, causam febre e falta de apetite. Em casos mais graves, é necessária até a internação da criança, para hidratar e alimentar por soro.

 

Resumindo , minha amiga : Precisa higienizar sim, para ajudar a prevenir problemas a curto , médio e longo prazo ! A saúde bucal do seu filho, durante a vida inteira, vai depender do tipo de bactérias que ele traz na boca, e, também , dos hábitos alimentares e de higiene . E, quanto antes seu filho adquirir os hábitos saudáveis, melhor !

 

COMO LIMPAR A BOCA DO BEBÊ

Em bebês recém nascidos, até os 6 meses ( antes de nascerem os dentes) :

Lave as mãos, tire seus anéis. Use uma gaze ou fraldinha de boca limpa.

Enrole na ponta do dedo indicador, molhe numa água limpa( filtrada ou fervida);

Segure o bebê e, delicadamente passe o dedo com a gaze, em toda a cavidade oral: língua, bochechas e gengivas.

Sempre faça movimentos de dentro para fora, e cuidado para não colocar o dedo muito para dentro, perto da garganta do bebê, para não dar náusea. O bebê costuma gostar da massagem nas pregas palatinas e no “biquinho” do lábio superior ( que são as áreas que ele sente prazer ao ter contato com o bico do peito da mãe).

Faça isso 3 vezes ao dia. Procure não fazer muito em seguida das mamadas, por dois motivos:

1.Se ele estiver com a barriguinha muito cheia, ele pode ter náusea e vomitar e

2.O leite materno tem anticorpos fundamentais para a formação do sistema imunológico inicial do bebê , que , se limparmos em seguida da mamada, podemos removê-los.

Procure fazer com rapidez e delicadeza, e , encaixar a higiene bucal , na sua rotina de mãe, e na rotina do bebê !

Vocês vão se acostumar !

 

QUANDO NASCEM OS PRIMEIROS DENTINHOS

Aqui ,enquanto forem só os dentinhos da frente, você pode escolher: Continua como vinha fazendo , com a gaze na ponta do dedo, ou pode começar a usar a escovinha para bebês, sem o creme dental, ou com aquele tipo sem flúor.

 

QUANDO COMEÇAREM A NASCER OS DENTINHOS DO FUNDO

Usar escova macia, com creme dental sem flúor.

Hoje, existe uma linha que recomenda o uso, de creme dental com flúor , em pequena quantidade…

Eu , pessoalmente, não usei e não uso o creme dental com flúor, até eles aprenderem a cuspir direitinho. O excesso de flúor, causa manchas marrons e esbranquiçadas nos dentes permanentes , que são irreversíveis …

E visitas no dentista ? Quando começar ?

Se você estiver conseguindo fazer a higiene , espere nascer os primeiros dentinhos, e faça visitas periódicas, para receber orientações específicas para o seu filhote! Prevenir é sempre o melhor caminho!

 

E aí, o que achou ? Tem dificuldade para limpar a boquinha do seu bebê?

Conta prá mim !

Conversa comigo! Eu adoro saber de você !!

Me conta como você tem feito ! O seu bebê gosta ? E você , já está craque , ou está tendo dificuldades ?

Acompanha a nossa  a nossa fanpage ! Dá um curtir aqui !

E  nosso canal do Youtube , você já se inscreveu ? Entra lá Agora !Clica aqui !

Você já viu o post ” Os primeiros dias com seu recém nascido “? Leia aqui

Deixe seu comentário abaixo ! A casa é sua !

A gente se encontra !

Bjos e atétags coração

 

Related Posts

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Comments

comments

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×