Cuidados com o Verão

15 Flares Facebook 13 Google+ 2 15 Flares ×

 

crianças_sol1

Eu adoro o verão , e você , comadre? Mas… a gente que tem criança tem que se cercar de alguns cuidados para não judiar dos nossos pequenos !

A pele da criança é diferente, muito mais sensível;

A criança desidrata com muita facilidade e rapidez;

A criança, normalmente é alvo de insetos;

A criança não pode comer qualquer coisa !

Então, pra gente sair de férias com elas, precisamos estar preparados ! Dá trabalho , sim!

Mas calma … Separei algumas dicas práticas que vão te ajudar ! rsrsrs

 

  • O SOL

Preste muita atenção e converse com seu pediatra ao escolher o filtro solar pro seu filho.Bom, a necessidade de usar filtro solar e bonè a gente nem discute mais , não é ? E , aqueles horários mais seguros para a exposição ao sol , também !

Em se tratando de crianças x sol , todo cuidado é pouco!

Filtro solar em BEBÊS DE ATÉ 6 MESES NÃO É RECOMENDADO ! POR QUÊ ?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, e o  FDA,” a pele dos bebês é muito fina e muito permeável  o que causa uma  maior absorção através da sua pele , e também pela possível dificuldade de ser eliminado pela imaturidade de seu sistema excretor.”

Para bebês nessa idade , a recomendação é evitar a exposição nos horários críticos, e proteção com “barreiras físicas”- roupas de algodão/linho/ tecidos respiráveis , em cores claras e folgadas, para permitirem a circulação do ar. E a cabecinha SEMPRE protegida !

Crianças de 6 meses a 2 anos : Também devemos evitar os horários de pico , e os protetores e filtros solares devem ser  composto por filtros físicos (está escrito na embalagem), pois é mais seguro para esta faixa etária.

Crianças acima de 2 anos : para crianças nessa faixa etária , também não é recomendada a exposição em horários de pico. Os filtros e protetores , devem ser escolhidos pelas características de pele da criança. Converse com seu pediatra.

Como usar os filtros solares em todas as idades:

Aplicar ainda em casa, sem roupa nenhuma. Aplicar uma camada generosa e homogênea por todo corpo e rosto, e … DE NOVO ! Sabia que com essa “camada extra” você consegue oferecer uma proteção segura. Deve ser aplicado 15 min antes do sol e 30 min antes de um mergulho ! Isso é tão difícil deles entenderem , não é mesmo ? rsrsrs mas vale o esforço , tá ?

ALERTA! Guarda sol NÃO PROTEGE DO SOL !! é um perigo, pois nos dá a falsa impressão de proteção, e ainda, quando estamos na areia ou á beira da piscina, os raios solares são refletidos pela água e pela areia, incidindo diretamente em em está exposto! Aquelas blusas e chapéus com filtro solares no tecido, que antes só encontrávamos fora do Brasil, e que, agora já encontramos por aqui, são ótimos recursos para paramentar as crianças enquanto brincam na areia e nas piscininhas embaixo dos guarda-sóis .

Se perceber ou a criança se queixar de: dor de cabeça, tontura, febre, pele quente e avermelhada, pode ser sinal de insolação ! Leve a criança para sombra, hidrate-a e procure um pronto atendimento.

Qual filtro solar EU USO nas crianças e RECOMENDO ?

Bom , quando eles são bebês, na faixa etária de 6 meses a 2 anos , o melhor que eu já usei são esses aqui:

 

 

  • HIDRATAÇÃO

Esse item também é super hiper mega importante ! E, muitas vezes , nos distraimos, nem vemos o tempo passar , e acaba ficando prá trás ! ÁGUA ÁGUA MUITA ÁGUA ! rsrs Exageros e neuras de mãe á parte, só de estarmos em lugares quentes, já perdemos muito líquido. Expostos ao sol, então … E nas crianças, por sua constituição corporal, isso acontece mais rápido e com mais prejuízos. Então, todo cuidado é pouco !

Água de Côco, sucos naturais, sucos de caixinha ( na praia, ás vezes é preferível… principalmente quando não sabemos bem a origem da água com que será feito o suco- uma virose pode ser mais prejudicial, do que o excesso do açúcar e do sódio, normalmente presentes em excesso nesses sucos !).

Outra opção bem saudável e eficiente para hidratar os pimpolhos são as frutas ! Fáceis de levar e acondicionar, são opções de petiscos leves e eficientes fontes de hidratação. Procure dar preferência ás frutas com maior quantidade de água, como o melão, a melancia, tangerina, laranja, pêssego, peras mais macias. Já leve na sacola, cortadinhas, em potinhos , e vai dando pros anjinhos!

 

  • PROTEÇÃO CONTRA PICADAS DE  INSETOS

 

Nessa época de calor, os insetos estão por toda a parte, e independente da sua criança ser alérgica ou não, é melhor prevenir, pois ainda temos que nos proteger de doenças como algumas febres (febre amarela, por exemplo) e a dengue , que é super perigosa em crianças pequenas !

Os repelentes para bebês não são recomendados, pelos mesmos motivos que os filtros solares: como a pele é muito delicada e as suas células ainda não estão totalmente maduras, a pele absorve muito os produtos químicos presentes , e , seu sistema excretor ainda não é muito eficiente para eliminar tudo.

Uma opção, em bebês novinhos , é : escolher roupinhas bem fininhas, mas que cubram os bracinhos e perninhas, e passar o repelente por cima da roupa ( sempre longe da boquinha)

Acima de 6 meses :

Tem alguns produtos específicos para crianças, que são seguros, mas só duram por 3-4 horas e têm um limite diário de aplicação.

Se você está na sua casa, uma ótima opção, se seu filho não tem problemas respiratórios sérios, é o mosquiteiro para o berço/carrinho/ cama. É o menos prejudicial, e , desde que você o mantenha sempre limpinho, sem poeira, é a melhor escolha.

Se você está viajando, em fazendas e praias, também existem dispositivos que emitem ondas de ultra-som ou eletromagnéticas para repelir insetos. Os elétricos só funcionam em ambientes fechados, e pode ser necessário mais que um aparelho para cobrir toda a área. Também é preciso haver uma porta ou janela aberta para os insetos saírem do cômodo.

Como o som é inaudível para os seres humanos, eles aparentemente são seguros para o uso com bebês. Começam a surgir também modelos a pilha, que podem ser levados com a pessoa ao ar livre, mas nesse caso a eficácia não é garantida.

Esse aqui, eu encontrei no Walmart. O preço do kit, com 3 , é R$ 85,50.

repelentes-ultrasonicos-eletricos

 

  • ALIMENTAÇÃO

Tá bom , comadre, eu sei que vocês estão de férias, que ninguém merece ter que ficar fazendo comidinhas saudáveis e trabalhosas, lavando louça, indo embora da praia para dar o almoço para as crianças… Mas , posso te falar uma coisa? Dependendo de onde você estiver, é melhor fazer isso , ou , de repente ir preparada com opções congeladas, trazidas da sua casa! Tem algumas praias, em todo o litoral brasileiro, que têm contaminação em suas minas de água ! As crianças ( e adultos também!) pegam aquelas viroses de arrebentar ! Virose + calor = desidratação na certa !

Evite , também aquelas frituras das barraquinhas de praia… frutos do mar, como camarão são extremamente alergênicos…

Refrigerantes, por exemplo, mais desidratam do que hidratam! O sistema imunológico das crianças pequenas, ainda não é tão eficiente, e ter contato com esses microorganismos “Ninja” , pode ser desastroso !

Leve opções de lanchinhos naturais, frutas, e, até os picolés de marcas conhecidas são ótimas opções !

No jantar, tente manter as refeições mais balanceadas e próximas da rotina da sua casa.

Um descuido,pode por suas férias a perder ! Sem neuras, sem exageros… mas fique atenta !

Pé na estrada, então ?

Aproveite esses momentos em família !

Boas férias !

Bjos e até tags coração

 

 

Related Posts

15 Flares Facebook 13 Google+ 2 15 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

15 Flares Facebook 13 Google+ 2 15 Flares ×