Emagrecer Desafia Nosso Corpo e Mente !

380 Flares Facebook 380 Google+ 0 380 Flares ×

1_livre_na_praia

Oi  ! Você está entre os 99% das mulheres que gostariam de “perder uns quilos” ? Se a resposta for sim, continua lendo até o fim que você vai se surpreender!

Vou te apresentar a um” novo mundo” !

Quantas vezes fazemos uma dieta super rigorosa, tudo certinho , e … nada de emagrecer!

Ou , tomamos a decisão firme de entrar numa academia, e vamos em frente! Vencemos a preguiça, o cansaço…

Muitas vezes abrimos mão de coisas muito importantes para nós, como , momentos em família, ou uns minutinhos a mais com as crianças, para estarmos ali, na batalha!

Gastamos dinheiro contratando personais, compramos roupas e tênis…

E , passado um tempo, qual o resultado ?

FRUSTRAÇÃO !!

 

Ou ainda, não sei se você já passou por isso : Conseguimos emagrecer, para uma festa , uma viagem, o casamento, mas , um tempinho depois, lá vem eles de volta ! Nossos pneuzinhos e quilinhos a mais ! Que praga é essa, de efeito sanfona, gente?

 

E , passados os trinta… depois dos filhos… a situação fica ainda pior !

Ás vezes eu brinco que , tenho a sensação de que cada sobremesa que eu como, vai direto para o meu culote ! Ou , tem endereço certo , para aquela gordurinha da barriga…

 

Eu não sei de você já leu algum post sobre “boa forma ” aqui no “Mães” onde eu já contei a minha história…

Vou resumir rapidinho , de novo, tá?

Eu fui uma criança gordinha, criada numa família onde a maior expressão de afeto acontecia pelas comidas gostosas que, minha avó, mãe e tias sempre faziam aos montes para nós ! Minha avó, italiana, morava conosco, e tinha uma mão para fazer sobremesas tipo pamonha, curau, doce de leite… e pães de todos os tipos !Quentinhos…Cheirosos…

Me lembro dos dias em que ela ia me acordar com um beijo,  e uma colher de pau na mão: ” Levanta, filha, vem raspar a panela ! Tem docinho quentinho, como você gosta , saindo do fogo ! ” E lá ia eu, me sentindo amada e feliz!

 

Assim foi a minha infância… feliz e farta ! rsrs Até que veio o cruel período da pré adolescência, onde o mundo é cruel e não perdoa as diferenças… Me sentia mal, infeliz e deslocada… Era a única gordinha, e de cabelo cacheado da turma!

Escutava piadinhas… parentes e amigos dos meus pais sempre tinham um comentário sobre o meu peso…Muitos não eram maldosos, e alguns até, bem intencionados, hoje eu sei disso ! Mas prá quem está num corpo estranho ( pois é assim que adolescente se sente), formando a sua auto estima… isso pode ser devastador!

Emocionalmente, fiquei tão fragilizada, que não tinha recursos para lidar com isso ! E, ainda … era uma menina… 12 anos! Quem já passou por esse processo de emagrecer , ou de tentar emagrecer, sabe a pedreira que é !

Até que pedi para a minha mãe me levar num médico, porque eu queria aprender a emagrecer…

Nada como ser super jovem e receber informações certeiras, não é ? Emagreci o que queria, uns 10 Kg, em menos de 3 meses, e fui aprendendo, a vida inteira, o que fazer, o que não fazer… O que me ajudava, o que me boicotava…

Aprendi a gostar de atividades físicas das mais variadas, e fui descobrindo caminhos novos!

Tive meus 3 filhos, e hoje, com 40 anos, já trilhei muitas vezes o difícil caminho de ter que voltar a forma, controlar o peso , emagrecer… Mas desde aquela primeira dieta, eu aprendi a tomar posse do meu corpo , das minhas escolhas e da minha mente… Dizer que é fácil…não é !

E só vai complicando..

Mas hoje… o tempo é super escasso ! Tenho 3 filhos,um marido, uma casa, uma carreira… E fui descobrindo alguns truques e atalhos, já que agora, o cardápio feito para mim, e academia todo dia, nem pensar !! rsrs

Consegui me manter sempre dentro de uma faixa de peso, inclusive nas gestações, e alguns “pulos do gato” foram fundamentais, para o meu corpo de hoje : Tenho 1,63 m , peso 49,8 kg e uso manequim 36 !Sem milagres, sem medicação – NUNCA , DE JEITO NENHUM.

Já ouvi muita besteira… E aprendi a detectar enganações a quilômetros de distância! Conheço bem esse caminho!

 

 

Você pode estar pensando: “Ah, Lígia, mas você conseguiu emagrecer! ” E eu te falo que eu ainda tenho uma outra preocupação muito forte : a educação alimentar e comportamental dos meus 3 filhos !

Me preocupo em não repetir o modelo que eu vivenciei na infância, mas também me preocupo em não transferir para eles as minhas experiências ruins e frustrações… Como encontrar o meio termo ?

 

Hoje não tenho dúvida nenhuma, que o grande “Segredo ” para um emagrecimento de verdade e duradouro , e para uma vida plena e realizada, é ter a mente sob controle ! E , sem essa de :” pense magro e positivo e coma de tudo, tá?”

Emagrecer é “plural” ! Não adianta só dieta, ou só exercícios físicos… se não tivermos um suporte da nossa mente… rapidinho nosso corpo nos engana e, quando percebemos , já estamos ali: atacando aquele doce, ou matando a academia …

Eu , sinceramente, acredito que , controlar a sua mente, separar  o seu lado emocional desse processo, e, se possível , usá-lo a seu favor,pode ser a peça que está faltando pra você sair vitoriosa dessa luta contra a balança ! E , ainda, de “bônus”, se aventurar numa jornada de auto conhecimento e de mudança de escolhas pra sua vida .

 

 

Você tem alguma experiência em emagrecimento positiva ou negativa ?

Alguma história de superação e sucesso ?

Ou alguma experiência muito ruim que já viveu?

Conta pra gente!

A sua história,pode servir de inspiração para outras mulheres, que estão passando pelas mesmas dificuldades!

A gente vai se falando..

Bjos e atétags coração

 

 

 

 

 

 

Related Posts

380 Flares Facebook 380 Google+ 0 380 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

380 Flares Facebook 380 Google+ 0 380 Flares ×