Festa Infantil – Um Guia Super Completo para Você

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

festa-infantil-um-guia-super-completo

Que delícia que é comemorar o aniversário dos nossos filhotes, não acha comadre?Se você estiver pensando em organizar você mesma a festinha, vou te dar todas as  dicas de como eu fiz as festinhas das crianças.

Eu gosto de correr atrás da decoração, e adoro receber as pessoas na minha casa. Tenho algum espaço ( não é muito) e muita disposição … e um certo grau de insanidade também !kkk

Mas , além da gente se divertir, como as crianças adoram participar! eles curtem cada etapa ! E , quando vemos o brilho nos seus olhinhos… temos a certeza que tudo que fizemos , e gastamos (que não é pouco !! rsrs) valeu á pena !

Quando eles são pequenininhos, parece que eles entendem melhor o que está acontecendo, quando a festa é em casa ! Eu me lembro do Pedro, depois da sua festa de 1 ano… Fizemos em casa, 70 pessoas !! Coisa de doido , né ? Mas foi bom demais ! O tema foi do “Nemo” que ele adorava. Ele dormiu super tarde, depois que a festa acabou, e , assim que abriu os olhinhos no dia seguinte… olhou em volta, procurou vestígios da festa … e com a carinha mais decepcionada do mundo , fez aquele gesto com as mãozinhas e disse : “Abô?” ( acabou? ) ….own que fofo !! Naquela hora eu tive certeza de que ele tinha entendido que a festa tinha sido dele e para ele .

Bom , depois dessa eu fiz mais algumas … errei muito ! Mas fui pegando o jeito !! rsrs

Vou te contar aqui nesse post , tudo que aprendi, tá?

Vamos ás dicas:

Festa Infantil – Passo a Passo

  • ANTECIPAÇÃO É FUNDAMENTAL :

Se você pretende fazer uma Festa Infantil num Buffet, ou casa de festa, o tempo para começar a correr atrás é , pelo menos entre 9 e 6 meses antes . Acha exagero ? Pode acreditar em mim! Principalmente , se pretende fazer num final de semana. Se pensar bem, um ano só tem 52 sábados e 52 domingos !

Se for um buffet bom, certamente, os finais de semana serão bem concorridos.

Se pretende , ou tem a chance de fazer durante a semana, ou uma ” festa kids “, que é uma festa com poucos adultos, e mais crianças, com um cardápio menos flexível, mais infantil, o preço é outro… bem mais barato: alguma coisa entre 20 e 30% de economia!!

Na sua casa, ou em algum salão alugado, a antecipação também é necessária : Você precisa reservar o salão, contratar os serviços ( vou detalhar mais já já ), encomendar as lembrancinhas ( que sempre pedem 30 dias para entregar, no mínimo) e, você tem a chance de fazer uma “jogada ” que além de charmosa e moderna, ainda te dá a noção exata do número de convidados que irão á sua festa : O “Save the date “. Oi? Calma, eu vou expilcar!

  • FAZER UMA LISTA COM UMA ESTIMATIVA DOS CONVIDADOS: Esse, certamente é um dos primeiros passos a se fazer ! Com essa lista em mãos, você consegue ter uma idéia de onde quer ou pode fazer a festa, e começa a fazer as contas do “Quanto” isso vai te custar!

 

  • DEFINA O TEMA DA FESTA : Sente-se com seu filho/filha e defina qual é o tema da festa que ele/ela quer ! Depois, dá uma vasculhada na web , para você já ir olhando se é um tema “viável”. Eu explico: há uns 2 anos atrás, meu filho encasquetou com as Tartarugas Ninja, quando fui olhar na internet, não tinha quase nada desse tema aqui no Brasil(como convites prontos,pratinhos,copinhos, forminhas, sacolinhas supresa, balões…) e pra encomendar nesses sites de fora , como o amazon ou o Ali express, eles te pedem até 45 dias úteis !! O que é muita coisa! E se não chega ?! Decidimos mudar os planos, e ficamos com os “Vingadores ” mesmo.

Mesmo que você não vá usar esses enfeites prontos, eles são ótimas fontes de inspiração e criação para a decoração!

 

  • “O SAVE THE DATE “: Isso , nada mais é que : você manda um email bonitinho, com alguma foto do seu pimpolho, já no clima do tema escolhido , dizendo que , o aniversário está chegando, e que você quer muito que aquela pessoa participe desse momento tão especial, por isso está avisando com antecedência, para que o dia fique “reservado ” para a festa ! Uns 60 a 45 dias antes. Deve já informar , junto com a data, o local também!

Os convidados vão , por educação e consideração , se manifestar sobre a sua disponibilidade para irem ou não, á festinha naquela data e horário.

Isso é fantástico por alguns  motivos : você pode fazer os cálculos com mais precisão , de tudo ! Espaço disponível, convites , comes e bebes, lembrancinhas… Além de dar forma para sua festa, ainda te traz economia, evitando o desperdício. E , também te dá a chance de ver se, de repente , não é uma data legal, pois a maioria dos convidados não poderá comparecer ; se for o caso, mude a data ! (em aniversários em meses de férias escolares, isso pode ser comum.)

  •  ORÇAMENTOS : Tenha em mente, o quanto pode ( ou quer  gastar) ! E, se prepare ! rsrs Vou te  dar uma lista de tudo que vai precisar orçar:

-definido o horário da festa , defina o cardápio ! Tenha sempre em mente que , almoço e jantar, são mais caros do que coquetel( salgadinhos e lanchinhos).

-Verifique se o salão tem mesas e cadeiras sufucientes para os seus convidados. Se não, você vai ter que alugar.

-Verifique pratos, talheres, copos, toalhas de mesa. Se você tem, se o serviço que você contratou  vai levar, ou se vai ter que alugar.

-Verifique os espaços para gelar a bebida . Se não tiver o suficiente,vai precisar alugar uma caixa térmica e comprar gelo  para por dentro dela. Aí sim, é garantia de bebida gelada a festa toda !

– Se é uma festa para crianças com mais de 4 anos, será necessário alguma “distração ” para as crianças . Os Buffets têm toda uma infraestrutura recreativa. Se for na sua casa, ou em algum salão, pense na vialbilidade de alugar aqueles brinquedos como camas elásticas, brinquedos infláveis, etc Ou então contratar aquelas empresas de palhaços/recreadores que , fazem brincadeiras durante a festa, maquiagem artística, camarim para os meninos e meninas com sprays de cabelo coloridos e fantasias.

-Outra opção legal são carrinhos de algodão doce, pipoca, cachorro quente, pastel, maçã do amor… e não costumam ser muito caros . Dá um toque bem legal á sua festinha.

-Decoração do espaço, da mesa. Balões, enfeites das mesinhas dos convidados.

-Personalização da parte de papelaria, tags dos docinhos e da decoração.( normalmente é a mesma empresa/pessoa que faz os convites ).

-Comidas e bebidas a serem servidas( o orçamento deve levar em conta que vai preparar e servir  os pratos e as bebidas).

-docinhos e bolos são as estrelas da festa ! Tem que ser lindos e deliciosos ! Não aceite nada menos que “o máximo”!

-lembrancinhas são outro item que exigem uma antecedência considerável ! Como são artesanais e personalizadas, demandam um tempo para o fabricante fazer e para chegar até você ! Use e abuse da sua imaginação e gaste um tempo pesquisando na internet ! Tem coisas incríveis, úteis , charmosas e de excelente custo/benefício!

-fotografia e filmagem ;

-música da festa .

 

  • O CONVITE : O convite propriamente dito, ou virtual ou físico, deve ser entregue entre 30 e 21 dias de antecedência. Convites que não foram entregues em mãos -foram enviados pelo correio para outras cidades, por exemplo, ou deixados com porteiros / professoras da escola, etc, vale um  telefonema de reforço ( ou uma mensagem no Whatsapp ou no Face) , reforçando o convite.

Se você for optar por um convite físico , de papel, procure antes ! Existem Ateliês especializados , que fazem coisas lindíssimas ! Mas que vão te pedir um prazo, ok?

Se for optar pelos virtuais, tem vários modelos gratuitos pela internet: são práticos, bonitos e modernos, mas… você precisa ter o email dos seus convidados.

 

  •  A DECORAÇÃO : Existem empresas e pessoas físicas que alugam e arrumam tudo prá você ! Essa é uma ótima opção ! Dá um trabalho danado! Sobe , desce, enche balão , põe fita pra prender..  Arruma a mesa dos docinhos, põe as “tags”…E ás vezes, se você não for muito “jeitosa ” , pode ficar “meia boca” ! Agora , se você confia no seu talento : vá em frente ! E , não se esqueça dos enfeites das mesinhas dos convidados, do lugar próximo á saída para as lembracinhas e da “caixa para os presentes “.

Se você for abraçar a decoração, comece logo cedo, pois , pode não parecer, mais vai te custar umas 3 horas de trabalho ! Não deixe prá última hora !

 

  • A COMIDA : As opções são: almoço, jantar e horários nos intervalos, que comportam um serviço tipo coquetel(salgadinhos e lanchinhos ). Não se esqueça dos docinhos e do bolo ! – Se for fazer em casa , ou alugar um espaço por sua conta, eu recomendo o horário das 16 / 17 h . É um horário que aceita bem um lanche, não pecisa ter uma “refeição ” – que é mais trabalhosa e mais cara que o coquetel. Existem alguns serviços, em cidades maiores, que você contrata e eles levam e servem a comida como crepes, ou quiches, ou finger food ( aquelas comidinhas pequenas e charmosas , servidas em porções individuais ), e cobram por pessoa. A vantagem é que levam toda a infraestrutura que vão precisar, como pratos, talheres, fornos, fritadeiras, etc, além dos ajudantes de cozinha e garçons ! Esses “bebefícios” devem ser levados em conta, pois você vai precisar deles ( e vai ter que pagar por eles).

Como calcular a quantidade ? eles recomendam 10 salgadinhos por adulto.( se não for servido mais nada- como sanduíches , e outras opções de petiscos e lanchinhos ). Para os docinhos, a quantidade é 4 por convidado. E, o bolo , 1 kg para cada 10 pessoas.

Tente não escolher muita variedade ! Umas 5 opções de salgado e 4 de docinhos são suficientes ! Tente manter uma linha mais “kids ” que agrade ao dono da festa e seus convidados , e também aos adultos ! Ou tenha uma ou duas opções “mais adultas” e , as outras mais para as crianças ! Verdade seja dita, adulto adora essas comidinhas de festa de criança !

Dica 1: se for servir salgadinhos fritos , já compre fritos ! Fritar salgadinhos em casa, além de ser um perigo ( eles podem estourar ) , faz uma sujeira danada ! Vai esquentando conforme for servindo .

Dica 2: Contrate uma ou duas pessoas, depende do número de convidados, para a cozinha ! Uma vai esquentando e arrumando os salgadinhos nas travessinhas ou cestinhas, e a outra vai lavando copos ( se for uma festa com adultos, e , se beberem uma cervejinha… ) , cuidando das bebidas (se estão geladas, se tem que por mais bebidas para gelar, se não estão congeladas, ir pondo água sucos e refrigerantes nas jarras – sim , se puder fugir das garrafas plásticas ou de vidro, de refrigerante melhor ! As latinhas e long necks tudo bem! ).

Dica 3: Contrate garçons/garçonetes para servir os convidados! Se o ambiente for pequeno, dois garçons servem 50 pessoas. Se o espaço for grande, é melhor um garçon a cada 15-20 pessoas no máximo !

Dica 4 : Curta a festa do seu filho! Veja as reações dele , brinque com ele, converse com seus convidados! Nada de ficar presa na cozinha, ou correndo feito uma louca tentando dar conta de tudo ! Se não puder contratar profissionais para te ajudar, combine com os parentes e amigos mais próximos, e monte uma “Força-tarefa “: quem pode ajudar com o quê ! “Delegue funções ” ! As pessoas que têm intimidade com você e com a sua casa, vão se sentir super á vontade em poder te ajudar, e em  se servirem  sozinhas.

 

  •  A BEBIDA : Se a festa terá adultos , como convidados, tente saber se esses convidados bebem cerveja, por exemplo, ou você pode decidir servir só refrigerante, água e suco ! A decisão é sua ! Se for uma festa infantil bem típica, com a grande maioria dos convidados crianças, só suco, água e refrigerantes ( se você achar que deve) , já são necessários.

Quanto de bebida? A cervejinha depende muito da animação do pessoal ! rsrs Se estiver muito calor, também vai mais… Calcule sempre umas 3 latinhas por convidado que bebe.  Água tem que ter bastante, média de 300ml por convidado(pode ser servida em jarras de água filtrada gelada,em garrafinhas de 500 ml, e, em copinhos plásticos também ! ) Para se decidir, leve em conta o preço das opções e do espaço disponível para gelar.

Suco e refrigerante , a quantidade é 500 ml por convidado , a partir de 6 anos.

 

  •   LEMBRANCINHAS : Se você for personalizar com o nome dos convidados, tenha sempre umas 4 unidades sem nome! Sempre corremos o risco de nos esquecermos de alguém ! Outra dica: só dê lembrancinhas para as ciranças, não precisa se preocupar com os adultos ! Tente imaginar algo útil, que os convidados vão usar, e , ao mesmo tempo se lembrar do aniversariante ! Se você tem algum talento para artesanato, pode ser uma ótima opção ! Use e abuse a sua criatividade ! Use a internet, as festinhas que costuma frequentar… e se inspire !

 

  • FOTOGRAFIA E FILMAGEM : Se você tem a sorte de ter alguém na família que tem a fotografia como hobby, essa é a hora de usufruir desse talento ! rsrs Esse serviço costuma ser caro … Mas é indispensável ! Como não documentar esse momento tão especial ! Se for procurar um profissional, procure por indicações, e , peça um contrato, assim fica bem claro para ambas as partes , o que é esperado, o que está incluído, formas de pagamento, prazos de entrega , etc.

 

  • MÚSICA : A música, numa festa é super importante ! Ela dá o tom de alto astral e alegria , que deve reinar no ambiente! Veja se o lugar tem um  aparelho de som, caixas de som , se tem entrada USB, se tem toca cds. Grave uma seleção de músicas bacanas, que você sabe que agradará ao dono da festa e seus convidados. Tem algumas lojas de som, e pessoas que fazem isso prá você ! Você seleciona os cantores/ músicas / cd’s, e eles gravam num pen drive , ou num mp3/mp4 prá você ! Não custa caro ! E , vale á pena !

 

Ufaa! Dá um trabalho… dá uma canseira… dá um frio na barriga…

Mas, adivinha ! É bom demais ! Do que você é capaz , para arrancar um sorrisão dos seu filhote, e cravar, pra sempre esses momentos na memória de vocês ?

Eu escrevi esse post “Comidinhas para Festa Infantil – Faça Você Mesma – ” , com idéias práticas e charmosas!

E gravei esse [VÍDEO] com tudo o que conversamos aqui nesse post – Um GUIA -passo a passo -para você organizar a sua festa infantil. Assiste Agora !

LINK PARA O VÍDEO

Aqui , sugetões dos temas de festas infantis mais acessados do blog : Festa Frozen para meninas, Festa Frozen para meninos, Festa Peppa Pig, Festa Hello Kitty, Festa BailarinaFesta Minions,  Festa Lego, Festa Super Heróis.

Nesses sites você encontra “kits para imprimir grátis”:

http://fazendo-festa.net/category/kit-festa-infantil-gratuitos/

http://www.montandominhafesta.com.br/

Eu adorei , e você ?

Bjos e atétags coração

Related Posts

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×