Limites -Por Quê é tão Difícil e tão Necessário ?

11 Flares Facebook 6 Google+ 5 11 Flares ×

A child holding hands with her parents.

Oi comadre! Ás vezes sinto saudades de quando as crianças maiores eram do tamanho da Nina, minha caçulinha !! Fase em que ainda não começaram as birras,e os bebês costumam ser dóceis e alegres… nos requisitam bastante, mas o relacionamento é delicioso, sem conflitos e questionamentos !!

 

Conforme vão crescendo e se percebendo indivíduos, com suas vontades, preferências e necessidades as coisas vão se complicando um pouco… Não  tem mais espaço para a “mamãe fofa ” o tempo todo !! Começam as broncas , os “nãos”, o cantinho do pensar, forças medidas , territórios  demarcados, choros , culpas e dúvidas !!” Meu Deus, será que isso tudo é mesmo necessário? Não tem outro jeito de educar meu filho?  outra forma de lhe dar limites? ”

 

Sinto muito, comadre … mas a resposta é um redondo NÃO !!!

 

Muitas vezes trabalhamos o dia inteiro, chegamos mortas de saudade deles, e somos recebidas como ? choros, birras, desobediência e testes da nossa paciência e sanidade  mental o tempo todo!! Aí vem a D.Culpa, e diz: ” Você já passou o dia todo longe dele, e agora, o tempo que têm juntos você vai querer ficar arrumando confusão ? repreendendo, pondo de castigo, dizendo o que comer e o que não comer, ou que já está na hora de ir pra cama ( a caminha dele, claro!) . Para com isso e relaxa!! O seu filho não vai mais gostar de você desse jeito! Vai até ficar com raiva de você !!”Lembra do conselho do Dr. Francisco , meu Pediatra e guru ? rsrs LEIA AQUI

 

Essa D.Culpa é sempre péssima conselheira !! Não dê ouvidos a ela !! Sabe por quê ? O pior que você pode fazer pelo seu filho , é privá-lo de ter uma mãe de verdade! Que exerça seu papel e funções que , infelizmente ( ou felizmente) não podem ser terceirizadas !!

Avós não educam!! Escolas e professores não educam !! Babás não educam!! Quem educa é pai e MÃE !!! Sentiu o peso ? rsrsrs

 

E não é só isso… Esteja preparada para :

  • verdadeiras batalhas emocionais
  • frustrações
  • muito choro
  • noites mal dormidas
  • passar vergonha em público e olhares de reprovação
  • cansaço e
  • culpa, culpa e culpa…

Calma!! Não precisa pular da ponte !! rsrs  Porque ainda tem mais !!!

  • educar NÃO É de forma alguma ser cruel
  • educar NÃO é humilhar
  • educar NÃO é ser violento
  • CRÍTICAS NÃO EDUCAM !!” CRÍTICAS não constroem, só destroem. ” ( Piaget)

Socorroo como fazer então ?

Não pense você , comadre, que isso tudo que eu estou compartilhando aqui com você, é fácil pra mim, ou que eu tiro isso tudo de letra, viu? Eu já passei por poucas e boas com a M.Beatriz, leia a história… ,com o  Pedro foi um pouco mais fácil… Mas sabe aonde minhas dúvidas e angústias com relação á criação  e educação dos meus filhos- a grande prioridade da minha vida- me levou em maio desse ano? Para o divã de uma analista !!! rsrs   E é verdade , viu? mas essa já é uma outra história !!!

Estou te contando isso pra você não achar que eu sei tudo , ou que sou uma super heroína de história de quadrinhos… Sou uma mãe apaixonada pelo meus filhos e pela maternidade!! Mas com muitas dúvidas e com muito medo de fazer tudo errado!!! E não tem volta, não é comadre? Não teremos chance de criar nossos filhos novamente, com mais maturidade e serenidade !! NÃO !! É AGORA OU NUNCA !!! E é esse ponto que me pegou de jeito…

Mas, de uma coisa eu sei : não vou medir esforços para acertar!! Nunca vou desistir de fazer o meu melhor. Nem que para isso eu tenha que aprender tudo de novo, ou simplesmente olhar para dentro de mim com coragem e sinceridade , para achar as ferramentas que preciso agora.

Eu gosto muito dos livros e palestras do Içami Tiba- Quem ama educa- sabe? E, num dos trechos desse livro , ele fala que , na dúvida , sempre erre para mais , e nunca para menos!! Mais atenção, mais regras, mais limites, mais diálogo… Que o pior que um filho pode sentir , vindo dos pais , é descaso e abandono!! Aí os problemas certamente virão.

Sabe o que os limites vão fazer pelo seu filho, comadre? Ensinar a viver!!

Saber lidar com “nãos”, com frustrações, com situações adversas, com conflitos, a dialogar, a negociar… não te parece familiar com a vida real?

Você deixaria nas mãos do seu filho, decisões importantes como a sua vida financeira, sua carreira , seu relacionamento amoroso? Imagino que não , não é ? E  como pensar que eles, crianças que são, podem decidir o que comer, o que assistir na TV /Cinema, a que horas vão estudar, que horas tem que dormir, como se comportar ? Eles não tem bagagem para isso , comadre!! Isso gera neles angústia e insegurança !! Eles precisam que alguém tome as rédeas da situação e lhes indique o caminho!!

Força na peruca, comadre!! Ninguém te disse que ia ser fácil !! rsrsrs

Conte comigo !!

Bjos e até tags coração

 

Related Posts

11 Flares Facebook 6 Google+ 5 11 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

11 Flares Facebook 6 Google+ 5 11 Flares ×