Nós , As Crianças e o Passarinho

24 Flares Facebook 22 Google+ 2 24 Flares ×

consumismo-infantil

No primeiro sábado depois do Natal, aconteceu um fato lá em casa , que serviu para confirmar , dentro de mim, um desconforto que , essa época de final de ano, me desperta. Vou te contar…

Eu passeava com a Nina num carrinho, pelas redondezas aqui da minha casa, quando vi , no meio da rua, um passarinho bem pequenininho, filhotinho ainda, pulando e tentando bater as asinhas. Logo percebi, que ele ainda não sabia voar, e que, se ele ficasse ali, provavelmente algum carro ou gato , acabariam com sua vidinha começando.E , resolvi levá-lo para casa, até que saísse voando…

Quando eu cheguei em casa , o Pedro e a Piquita estavam com o Guilherme, meu marido, e mais dois amiguinhos na piscina. Assim que mostrei a “surpresa”que eu troxera… eles imediatamente saíram da piscina! E , ali , teve início um efeito que me impressionou e me emocionou!

Logo eles formaram uma força tarefa para cuidar do passarinho ! Lhe deram um nome: “Neymarzinho ” ! kkkkk

Um ficou responsável por averiguar se , as portas estavam fechadas para a Bia , minha gata, não chegar até ele; Outro por arranjar uma “casinha”, outra pelas “refeições”, e outra por treiná-lo, para que conseguisse voar.

Por ser um sábado, íamos sair com os pais dos amiguinhos que estavam aqui, para uma pizza e bate-papo, mas … com a novidade, eles não quiseram mais sair! Chamei , então os pais para virem em casa, para que eles não se afastassem do seu mais novo amiguinho !

Eles estavam encantados , fascinados, se sentindo responsáveis e muito, mas muito felizes por ter aquele passarinho aqui ! Era comovente de se ver !

E, o que me trouxe a reflexão foi: “Quantos brinquedos eles ganharam no Natal ? São avós, tias, amigos… até meus pacientes mandam presentes pra eles !” E sabe quantos brinquedos tiveram esse efeito sobre eles, por mais desejados e sonhados que fossem ? Nenhum ! Claro que os olhinhos brilham, abrem os pacotes rápido, logo pegam seus brinquedos, testam , brincam… e , no outro dia de novo, já sem tanta empolgação… até que o fator “novidade ” acaba ! E acabam entrando nas prateleiras e cestos de brinquedos, e , por ali ficam , esperando a sua vez de serem convocados para as brincadeiras de novo!

Esse consumismo, sem freios , sem sentido, me incomoda um pouco… Eu não quero ser estraga prazeres… mas o gosto que me fica na boca é amargo… e meu coração sente um aperto!

Tento contornar … apesar de não seguir muito as religiões mais tradicionais, nas datas comemorativas religiosas, como Páscoa ( onde também ganham mais ovos de chocolate do que conseguem comer em 1 ano), Natal, e nos outros “feriados ” históricos ou religiosos, sento com eles e conto a “história verdadeira ” daquela data ! Com seu significado real, o porquê dos ovos, dos presentes, das comidas especiais, do feriado…. De uma forma que consigam compreender.

Me sinto um pouco mais em paz!

E você pode estar se perguntando: ” E , por quê você dá tantos presentes ? Não dê , ué ! ” Pois é… mas não somos nós , comadres, eu e meu marido…Nós só damos presentes pra eles nos aniversários ! São avôs e avós… tios e tias… pessoas que nos querem bem e , gostam de expressar seu carinho por nós dando presentes ás crianças ! Eu não posso pedir para que parem, ou que não exagerem… para a minha mãe e irmãs até dou um toque… mas… a decisão acaba sendo delas mesmo ! Isso é cultural… Tem alguns brinquedos que eles têm que … quando eu descubro o preço, eu fico louca da vida ! Eu JAMAIS compraria um brinquedo desses !

Mas me incomoda e me preocupa… como remar contra a maré ? Que valores distorcidos isso pode lhes trazer ?

Vou continuar na batalha!Ah vou !

Quando vi os sentimentos que um pobre passarinho foi capaz de despertar neles … fiquei aliviada…

Aliviada por saber, que , SIM , apesar de tudo, eles sabem e sentem o que tem valor de verdade!!

Bjos e atétags coração

 

Related Posts

24 Flares Facebook 22 Google+ 2 24 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

24 Flares Facebook 22 Google+ 2 24 Flares ×