O bebê chegou!! E agora? 10 super dicas

177 Flares Facebook 176 Google+ 1 177 Flares ×

bb jp bruço

A dona cegonha chegou trazendo seu pacotinho?

Parabéns, mamãe!! Seja bem vindo, bebê!!

E agora? O que fazer? Preparei 10 super dicas para vocês passarem por esses primeiros dias com mais tranquilidade!

 

1- POR QUÊ O BEBÊ CHORA TANTO?

Primeiro, porque é  a única forma que ele tem de se expressar!!

Ele pode estar com fome, com frio ou calor, numa posição desconfortável, com sono/cansado…como saber?

Vocês vão se conectando! Daqui a um tempinho, só de olhar pro seu filho, já saberá o que ele quer/ pensa/ precisa.

O que fazer? Nesses primeiros dias, dê tempo ao tempo, e, quanto mais você ficar perto do seu bebê, melhor! Então , não se apavore!! Não adianta chorar também!! acalentá-lo, amamentá-lo, olhá-lo nos olhos e tocá-lo, mais rápido e mais forte será o vínculo entre vocês dois!! Aceite ajuda sim! Você precisa descansar, tomar banho, e se alimentar! Mas fique o mais pertinho dele que puder!

Tire sua roupa e a dele( se estiver frio só a sua blusa é o suficiente) e aconchegue-o no seu peito, entre seus seios, de bruço; toque -o com delicadeza mas com firmeza,( para que ele se sinta seguro), deixe ele sentir o seu cheiro, sinta você também o cheirinho dele! Converse com ele com voz suave, cante para ele. Sinta que , aos poucos o coração de vocês e a respiração vão estar compassadas, no mesmo ritmo!! Isso é sensacional e delicioso!! e , aos poucos o bebê vai se acalmando… e você vai se apaixonando cada dia mais!! Experimente fazer isso e depois me conte! Prá mim, super funcionou com os três!

2- CÓLICAS! SOCORRO!!caretinha

Comadre, primeira coisa que deve saber: a cólica é normal!! Ela acontece por uma imaturidade nos sistemas nervoso e digestivo do seu bebê!! Não se apavore!! Ela, normalmente , vem após a terceira semana de vida, e, tem hora marcada! Todo dia no mesmo horário!!  O que você pode fazer ? Massagens e aquecer  a barriguinha do bebê, colocá-lo em posição fetal, mas sempre o acolha! Segure -o em seus braços, contra seu corpo, até o choro passar! Ele vem e vai repentinamente! e, quando é cólica mesmo, o bebê agita os braços e as perninhas, chorando forte! Siga as orientações do seu pediatra( seu guru  a partir de agora!! rsrs), e, nem pense em medicá-lo sem necessidade e fique longe dos chás!!( eles podem por a amamentação a perder).

Está gostando das dicas ? Por Favor , Deixa seu curtir na nossa Fanpage !

3-UMBIGO

Nada de neuras! Precisa sim limpá-lo para não haver contaminações, mas sem exageros! Uma vez, após o banho, passe álcool 70% com cotonete, delicadamente, fazendo o contorno do coto. Não dói, viu? Ah, e pode haver um pequeno sangramento nos primeiros dias, tudo  bem! E, cada bebê é diferente , mas , entre 7 e 14 dias o umbiguinho vai cair. E você vai guardar, claro!! rsrs . Eu guardei os três…

4-POSIÇÃO NO BERÇObebe maos cabeça

Isso já não está mais em discussão, viu? É barriga pra cima mesmo!! No caso so seu bebê regurgitar muito, ponha-o de lado, naqueles suportes triangulares almofadados sabe?Eu usei com o Pedro .

5-FRALDINHA SUJA

Quantos cocôs um recém nascido faz por dia? Depende… Ele pode fazer cocô após cada mamada, e também ficar até 2 dias sem fazer!! A coloração é amarelo-ouro , e a consistência é pastosa , ou até mesmo líquida , podendo ter aluns gruminhos.

Os primeiros cocôs após o nascimento ( mecônio) são bem escuros, um verde quase preto, bem pegajoso( um desafio para limpar com algodão e água). Quando for só xixi, trocar a fralda a cada 3 horas( sempre limpando com algodão  e água , nos primeiros dias, depois experimenta aqueles lencinho pra recém- nascidos- são ótimos e muito práticos). Não se esqueça de usar a pomada para prevenir assaduras que o seu pediatra te indicar, é muito importante.

6- PASSEIOS… PODE?

Depende… eu sei que você está louca para sair de casa, se arrumar, ver gente, exibir seu filhote!! Mas evite lugares fechados, aglomerações, pessoas gripadas( ou com outras doenças contagoisas), frio e vento. Use sempre a cadeirinha apropriada parao carro, ok? com segurança não se brinca…

7-VISITAS

É muito gostoso e importante, para as mamães , apresentarem seu filhotinho, ás pessoas próximas e queridas!! Mas , tente não exagerar! Muita movimentação podem deixá-la cansada, e , deixar seu bebê irritado . Tente programar uma visita por dia, e, combinar um horário que não atrapalhe a rotina mamãe/bebê . Gentilmente, conte que comprou um sabonete com cheiro delicioso , um alcool gel hidratante, uma toalha da ilha da madeira para o seu lavabo… mas sugira fortemente que , se quiser pegar o bebê vai ter que lavar as mãos, ok? E, sem romaria! O coitadinho não é de pano! Normalmente, quem já passou por esse momento, sabe muito bem como se comportar…

8- A HORA DO BANHO DO BEBÊIMG_0372

Tente dar você mesma, desde o primeiro dia! É um momento muito íntimo, muito valioso pra vocês dois. Faça Shantala após o primeiro mês…

Escolha um horário do dia em que o bebê esteja bem acordado, se ele estiver com sono, vai ser um chororô!!

Como cada bebê é um, alguns relaxam no banho, mas outros se agitam… então , descubra como é o seu e do que ele gosta.

A temperatura da água deve ser boa pra você, coloque o seu antebraço e experimente. Não deixe entrar corrente de vento no banheiro , e aqueça-o, se houver necessidade.Faça um check list do banho: roupinha, fralda, pomada, shampoo, sabonete, alcool 70% e cotonete(para o umbigo).

Alguns bebês curtem o banho desde o inìcio, outros choram um pouco até se habituarem.Mas já já será um momento bem gostoso pra vocês dois! Só um pouquinho de paciência! Procure usar produtos infantis conhecidos, e com menos cheiro possível.

Escolha um modelo de banheira estável e segura( eu gosto mais daquelas com 4 pés e com trocador por cima, são bem práticas).

Por que não esperar o papai  chegar em casa para o banho? Assim você conta com a ajuda dele, e o inclui nesse momento tão gostoso e especial, que é o banho do bebê!!

Detalhe mãe coruja: essa lindeza da foto é a Nina, a minha caçula!! Dormindo no banho!!Ownn

9-A ROUPINHA CERTA

Não exagere! A temperatura do bebê costuma regular com a sua( faça o teste com um termômetro! eu já fiz ,e , em todas as vezes coincidiu !) , portanto, não super agasalhe o pobrezinho!! E , claro , não vai me deixar o bebê roxinho de frio!! Pegue na mãozinha, no pezinho… se estiverem friozinhos, capriche no agasalho, agora, se o coitadinho estiver suando…

10- AMAMENTAÇÃObb mamando e sorrindo

Comadre, vou te contar uma coisa…é muito  bom!! É daqueles momentos em que perdemos o ar, que gostaríamos que o tempo parasse ali… MAS… não é fácil, e nem intuitivo, como muitos pensam! É preciso informação e orientação; vontade, apredizado e paciência!

O bebê , quando nasce a termo(não é prematuro), já nasce com o reflexo de sucção , e com fome, muita fome!! rsrs mas é só. Daí pra frente é trabalho duro…

Existem pessoas especialistas no assunto que podem te ajudar e orientar: seu médico, as enfermeiras da maternidade, sua mãe, e aqui na minha cidade nós temos o Banco de leite , onde tudo e todos existem para esse fim! Existe a posição mais adequada, a pegada da boquinha do bebê que é mais eficiente e machuca menos o seio materno, quando e como fazer a ordenha, … enfim é um universo de informações!!Por isso  temos uma categoria aqui no nosso espaço só para tratar desse assunto… Informe-se! Esforce-se e paciência!! Vai valer muito à pena!!

Conhece o Método Recém-Mamãe? Clique aqui e descubra que existe sim uma solução única, simples e incrível, para te empoderar e te ajudar a cuidar do seu bebê de 0 a 6 meses.

 

Assiste a esse vídeo com mais algumas dicas para “sobreviver ” melhor a esses primeiros dias !rsrs

Considere que tem um Maracanã aqui na torcida por você ! Tudo vai ficar bem ! Confie em você , no seu instinto e na Mãe natureza!Mande suas dúvidas, escreva pra mim.

Se sentindo sozinha? Vem prá cá!!

Divida sua história conosco! mande fotos!

Boa sorte !Estou torcendo por você!

Se gostou das dicas , não se esqueça de deixar seu curtir na nossa Fanpage  pequena facebook-logo- !

Se Inscreve no nosso Canal do Youtube pequena youtube-logo

Assine e escute meus Podcasts: “O Recém-Mamãe Cast”,

o podcast da mamãe. podcast

Bjos  e até breve!tags coração

 

Related Posts

177 Flares Facebook 176 Google+ 1 177 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

177 Flares Facebook 176 Google+ 1 177 Flares ×