O Bebê de 9 meses

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

bebe-9meses

O bebe de 9 meses é a coisa mais fofa desse mundo!! Fala a verdade comadre!! Ele já é gentinha!! Já participa de tudo, é firminho,gostoso de dar uns apertos !!rsrs

Retirei do livro “A Vida do bebê ” do Dr. de Lamare, e da Sociedade Brasileira de Pediatria, as informações a seguir, tá?

Aproveite!

Nessa fase, o ganho médio de peso mensal, é de 450 g, e 2 cm no  comprimento.

Já se senta, tenta engatinhar, reconhece a imagem no espelho, aponta com o indicador , gosta de ser aplaudido por suas gracinhas, e sua linguagem está evoluindo; presta atenção nas conversas, imita tosses e espirros.

Infelizmente, essa é a fase da insegurança! Eles tem medo dos barulhos estranhos, se lembra de lugares que já caiu e se assustou.

Já deve ser incentivado a fazer “tarefas” que é capaz, a mãe vai mostrando como faz, vai induzindo , e ele vai acompanhando.

Nessa fase ele já pode apresentar alguns dentinhos( em média, os primeiros aparecem aos seis meses, mas até os 12 meses não é considerado um atraso). A higiene da boquinha, agora que ele já come , deve ser semelhante a dos adultos: três vezes ao dia, com escova apropriada e creme dental sem flúor.

Nessa fase , o bebê se mostra bastante interessado em conhecer sabores e a mãe deve aproveitar para desenvolver seu paladar, apresentando uma variedade maior de alimentos a ele. A partir no 9° mês, o peixe já pode ser oferecido ( cuide para que seja fresco e cuidado com as espinhas).

A quantidade de leite necessária nessa fase, é de 500 a 600 ml, então, não exagere nas mamadeiras, comadre!! Senão ele (a) não vai ter fome para comer as refeições, super importantes para seu desenvolvimento.

Outra informação que eu julgo importante: ferro e cálcio não combinam entre si, o santo não bate, sabe?rsrs Brincadeiras a parte, um evita a absorção do outro, portanto… mamadeiras, danoninhos,e outros laticínios de sobremesa das refeições nem pensar!!Tem que dar um intervalo de , no mínimo , 1 hora ( o ideal são duas).

Evite tudo o que é artificial , enlatado,embutido e de caixinha. Além de não ser saudável, contém conservantes e corantes que podem ocasionar alergias.

Procure manter uma rotina de horários para sono, banho, passeios e refeições. O bebê se sente seguro e confortável dentro desse esquema.

Vacinas

Idade Tipo de Vacina
A partir do nascimento BCG-id e Hepatite B
2 meses Pólio, Tríplice 1, Hemophilus, Hepatite B, Pneumococo, Rotavírus
3 meses Meningococo C
4 meses Pólio, Tríplice 1, Hemophilus, Pneumococo, Rotavírus
5 meses Meningococo C
6 meses Pólio, Tríplice 1, Hemophilus, Hepatite B, Pneumococo, Influenza 2, Rotavírus
7 meses Influenza 2
12 meses Tríplice viral 3, Hepatite A, Varicela, Meningococo C
15 meses Pólio, Tríplice 1, Hemophilus, Pneumococo
18 meses Hepatite A
4 a 6 anos Pólio, Tríplice 1, Tríplice Viral 3, Varicela, Meningococo C
11 a 12 anos HPV (3 doses), Meningocócica Quadrivalente 4
14 a 16 anos Tríplice acelular tipo adulto

Observações

  1. Tríplice: contra difteria, tétano e coqueluche
  2. Influenza: Gripe
  3. Tríplice viral: contra sarampo, caxumba e rubéola
  4. Meningocócica conjugada para meningococo A, C, W135 e Y.

Super importante, heim comadre!! Não se esqueça!!

Espero ter ajudado!!

Manda pra gente fotos do seu bebê !! conte suas experiências! divida suas dúvidas e angústias!!

Bjos e atétags coração

Related Posts

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×