O Que Você Faz Pelo Futuro Do seu Filho?

17 Flares Facebook 14 Google+ 3 17 Flares ×

educação

Mais um ano letivo vai começar, comadre , e …mais uma vez me sinto estranha: um misto de esperançosa e desesperada ! Vou explicar ! rsrs

Desde que engravidei do Pedro, meu primeiro filho, assim que passou aquela loucura inicial, da descoberta da gravidez, quando eu lia tudo o que me caia nas mãos sobre gravidez, parto, amamentação, cuidados com o bebê, sono do bebê, etc etc etc… Me veio um frio na barriga (que não passou até hoje) , junto com o seguinte pensamento: “Será que eu estou preparada para formar, criar e educar um ser humano, para que ele se torne um homem digno , ético, honrado, que conheça a si mesmo , o mundo e as pessoas que o cercam. Que saiba fazer suas escolhas, e que se torne  um homem feliz e realizado ?”

Parece muito? Mas… não é isso que todas as mães desejam para o futuro dos seus filhos(as)?

E comecei uma outra jornada insana e infinita á caça de informações , referências, histórias, e pessoas com alguma coisa a dizer sobre “isso tudo “! Educadores, psicólogos, psicopedagogas, psiquiatras, escritores, mães, avós… E quanto mais eu avançava , mais claro o horizonte foi ficando…

A escola é muuuito importante, sim ! E, os professores são heróis! Mas… isso não é tudo !

Ensinamos nossos filhos a pensar? A questionar ? As informações são , simplesmente despejadas sobre eles, ou fazem algum sentido para eles?

Ao ir juntando as peças, as histórias de pessoas felizes, arrojadas e realizadas, apaixonadas pelo que fazem, com brilho nos olhos, independente da remuneração -( existem excelentes e realizados profissionais em todas as esferas sociais)…

Flávio Augusto ( meusucesso.com) (geração de valor), Bel Pesce (Instituto Fazinova), Érico Rocha ( ignição digital) , Bruno Picinini (Empreendedor digital.com) , Chris Guillebeau ( O poder dos inquietos – livro ) … e tantas outras pessoas que vêm me inspirando !

E o avesso dessa história: pessoas frustradas, infelizes, perdidas, deprimidas, oprimidas por suas  escolhas e rotinas – também, independente dos seus salários e posição social . Observei o enorme crescimento dos “coaches” pessoais e profissonais… Por quê ? Graças a Deus que eles existem ! Trazem luz e oxigênio a várias pessoas e profissionais! E, a cada dia, mais pessoas precisam dos seus serviços …

E os pais sabem o que fazer ?E as famílias sabem como guiar e orientar suas crianças e jovens ? E as escolas, só elas, são suficientes ? E as universidades, são garantia de futuro ?

E o mercado de trabalho, que muda à velocidade da luz ?

Quem são “os heróis” dos nossos jovens ? Quais são as referências da nossa sociedade ?

A única e maior  preocupação que nós, pais , temos , é “o vestibular” ? Baseamos toda a nossa educação, concentramos todas os nossos recursos e energia nessa direção – ” O Vestibular?”

Aos 18 anos, nossos jovens sabem quem são , o que querem e sonham para suas vidas, a realidade e necessidade do mundo e das pessoas que os cercam ? Têm condição de escolher sua profissão, e universidade ? Foram preparados para a vida, ou , são  “robôs ” precisamente treinados e preparados exclusivamente para o vestibular ?

Nós, mães e pais, trabalhamos muito… trabalhamos mais… E , por quê ? Para quê ? Para darmos o melhor para os nossos filhos ! Para levarmos uma vida mais digna ! As respostas parecem óbvias ! Mas … será ?

Será que o melhor para nós, e para os nossos filhos, é passarmos tanto tempo longe ?

Será que, ao deixarmos nossos filhos na escola o dia todo, não estamos transferindo para e escola , algumas responsabilidades que são só nossas?

Não estou sendo ingênua nem utópica! Eu sei o quanto custa criar e educar um filho, hoje em dia! ( afinal eu tenho 3).

E também sei a importância da realização profissional na nossas vidas! sou uma profissional também.

E, todos esses questionamentos, são meus… para mim! o dedo apontado, é na minha direção!

São conjecturas… caraminholas…

Mas, voce conseguiria dormir com um barulho desses ? rsrs

Eu não!

E, que venha mais um ano letivo …

E você,  se sente segura a respeito das escolhas que tem feito pela educação e formação de seus  filhos?

Bjos e até tags coração

Related Posts

17 Flares Facebook 14 Google+ 3 17 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

17 Flares Facebook 14 Google+ 3 17 Flares ×