O Recém Nascido e a Icterícia – O Que é Normal ?

25 Flares Facebook 25 Google+ 0 25 Flares ×

ictericia-no-recem-nascido

 

Oi comadre ! Hoje eu quero conversar com você sobre a Icterícia no Recém Nascido ! Todos têm? O que esperar? O que é “normal” ?

Quando nascem, entre o segundo e o terceiro dia de vida, de 50 a 65 % dos bebês nascidos a termo ( a partir da 37° semana de gestação), vão apresentar a pele meio amarelada , e , no caso de bebês prematuros, esse número chega a 80% !

 

Mas afinal, o que é a “ICTERÍCIA”?

É quando o sangue do bebê fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que aparece em decorrência do processamento dos glóbulos vermelhos que serão descartados pelo organismo. Essa substância , a bilirrubina, é metabolizada pelo fígado, que no recém nascido, não é ainda muito eficiente ! E, além do mais, o bebê nasce com um excesso de hemácias, que vão sendo descartadas pelo organismo, o que atinge o nível máximo entre o  2° / 3° dias de vida .

Em casos raros, também pode ser causada por uma incompatibilidade entre os sangues da mãe e do bebê(mãe Rh negativo e bebê Rh positivo) , ou por alguma doença associada uma hiperbilirrubinemia ( que já costuma aparecer desde o primeiro dia de vida do bebê ).

 

Como saber se meu bebê está com “ICTERÍCIA ” ?

Bom, observe a coloração da pele do seu bebê, olhos e gengivas . Principalmente, as costas, pescoço e cabecinha .

Quando os níveis de bilirrubina vão aumentando no sangue, o ” amarelinho ” da pele do bebê vai “descendo para as pernas e pés . Então, esse é um bom sinal… se passou para pernas e pés, pode ser que a concentração da bilirrubina esteja alta.

Na dúvida,SEMPRE,  converse com seu pediatra. Se ele achar necessário, pode -se colher o sangue do bebê, e verificar a dosagem de bilirrubina presente ali :a partir de 5 mg/dl ( 5 ml de bilirrubina a cada 5 decilitros de sangue ) a icterícia já começa a ser visível.

É grave? Tem algum risco pro meu bebê ?

Em bebês nascidos a termo, é muito raro algum dano ou sequela neurológica .

Costuma ser uma situação passageira , e sem maiores consequências.

Nos prematuros, a situação já requer um pouco mais de atenção e supervisão.

 

Existe algum tratamento para a “ICTERÍCIA” ?

O médico decide se , só banhos de sol em horários seguros, 2 vezes ao dia, em áreas grandes do corpo como as pernas, por exemplo são sufucientes, ou se é necessário o “banho de luz” ( fototerapia) : a criança é colocada num bercinho, sem roupa, com uma proteção nos olhos e com as mãozinhas presas, e é exposta a luzes fluorescentes azuis, que ajudam a metabolizar a bilirrubina , para que ela seja excretada pelo fígado.

A decisão do médico se baseia em vários fatores: a clínica ( como está o bebê) , quantos dias de nascido , se nasceu a termo ou prematuro, qual o peso do bebê , e qual a concentração de bilirrubina no sangue .

 

A curiosidade é que bebês com descendência asiática têm maior chance de desenvolver a icterícia, e comparados aos bebês de ascendência branca ou negra.

 

Olha comadre, aqui em casa , dos 3 bebês, só o Pedro não apresentou o ” amarelão ” !! As duas princesinhas ficaram bem amarelinhas, principalmente a M.Beatriz, a minha do meio .

O pediatra viu, e me tranquilizou. Nenhuma precisou fazer a fototerapia.

Então, nada de desespero , tá ?

Converse com seu pediatra , tire suas dúvidas !

Veja aqui mais dicas para os cuidados com seu bebê recém nascido ! E outros cuidados aqui !

Já ouviu falar da morte súbita do berço ? Leia aqui !

Espero ter te ajudado !

Já teve alguma experiência diferente dessa? Conta prá gente !

Bjos e até tags coração

 

Related Posts

25 Flares Facebook 25 Google+ 0 25 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

25 Flares Facebook 25 Google+ 0 25 Flares ×