O Sono do Bebê e a Cama Compartilhada

341 Flares Facebook 341 Google+ 0 341 Flares ×

 

cama-compartilhada

Esse assunto : ” cama compartilhada” é super controverso tanto no mundo das mamães, quanto no meio científico…

Eu estou sempre lendo e tentando encontrar uma resposta…  formar uma opinião ! E, vou ficando cada vez mais confusa!

Recentemente, a “Pediatrics” – revista científica da Academia Americana de Pediatria – publicou um estudo realizado por pesquisadores no “Children´s Mercy Hospitals and Clinics, que diz o seguinte : o hábito de compartilhar a cama é o fator que mais contribui para acidentes fatais entre crianças com até 3 meses de idade .

Para essa conclusão, eles avaliaram 8207 mortes de bebês com menos de um ano – todas durante o sono- em 24 estados americanos, no período entre 2004 e 2012. Desse total de bebês que morreram, 75% estavam dormindo com um adulto.

Um outro estudo feito na Inglaterra, ( Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres ),afirma que a probabilidade da criança de até 3 meses, sofrer Morte Súbita, aumenta em 5 vezes, quando dorme coladinha a um adulto. Os autores do trabalho estimam que, 81% dos óbitos poderiam ter sido evitados se os bebês estivessem no seu bercinho.

As principais causas para essa tragédia são: o sufocamento, o superaquecimento e a exposição á alguns tipos de bactérias que podem estar presentes na cama dos pais.

 

Se um dos pais, ou os dois, forem fumantes, ingerirem bebidas alcoólicas a noite , ou usarem medicações fortes , as chances de ocorrer uma tragédia aumenta ainda mais , segundo os pesquisadores.

 

A posição da Sociedade Brasileira de Pediatria, também segue esse sentido : pais e bebês não devem partilhar o mesmo colchão .

 

Aí, nós , os pais , ficamos malucos, pois , eu pelo menos , sempre achei que , no caso do bebê tossir, engasgar, vomitar , e não conseguir chorar alto… o melhor seria estar por perto !

E as maratonas das madrugadas, muitas vezes geladas congelantes, que fazem parte da rotina das mamães que amamentam ?

Quem já passou por isso , ou está passando sabe bem como é duro!

 

E o cheirinho gostoso, a mãozinha coladinha na nossa, aquela sensação de ninho, de proteção e de cuidado ?

Em contra partida, os defensores da cama compartilhada dizem que, nos países onde a cama compartilhada faz parte  da cultura e tradição das famílias, os índices de “Morte Súbita ” em bebês é baixíssimo, e , em alguns desses países, nem existem casos da ocorrência desse mal.

Pois é , comadre…não gosto nem de pensar no risco que eu corri ! A Nina , a minha caçula, dormiu na minha cama até 1 a e 3 meses… e só tirei porque, ela já não estava mais mamando no peito, e também porque, não tinha mais condição ! Era chute pra um lado, cabeçada pro outro e … noites sem fim ! Então, fiz a transição dela para o berço !

A Piquita, minha do meio, sempre gostou do canto dela! A sua única exigência era dormir no peito , já que nunca quis chupeta. Depois que adormecia, ia pro berço, não acordava muito… só nas horinhas para mamar. Mamava e dormia de novo. Com 1 ano e 8 meses pulou do berço depois da soneca da tarde, e além do galo, ganhou uma grade e uma cama !E lá está até hoje !

O Pedro, meu mais velho, dormia num bercinho desmontável, daqueles que tem uma telinha nas laterais , sabe? Dormíamos nariz com nariz , eu e ele! E, devo confessar que , por muitas vezes ele acabou ficando na minha cama , depois da mamada da madrugada!

O meu objetivo com esse post é te passar as informações, para que você tome a sua decisão conscientemente !

Expus a minha vivência , não para estimular nenhuma atitude, mas sim para mostrar que , não sou nem perfeita , nem dona da verdade…

Sou só uma mãe de verdade, uma mãe de carne e osso… a melhor que consigo ser !!

E você , como se sente ? O que pensa de tudo isso ?

Tem alguma história para contar ?

Eu vou adorar conversar com você !

Se quiser saber mais , aqui tem um artigo bem completo, falando da morte súbita do berço.

 

Nesse post eu mostro alguns modelos de berços , que podem ser uma solução , e neste, alguns modelos de babás eletrônica bem modernas, que prometem te ajudar no monitoramento do seu bebê nas madrugadas!

 

A gente vai se falando !

Bjos e até !tags coração

Related Posts

341 Flares Facebook 341 Google+ 0 341 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

341 Flares Facebook 341 Google+ 0 341 Flares ×