O Sono do Bebê – 7 Fatores que Podem Interferir

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

rp_untitled-15931-1024x684-1-e1453203851314.jpg

 

Oi Comadre!

Hoje eu escolhi esse assunto, para a gente conversar : O Sono do seu bebê .

Essa “parte ” da maternidade costuma ser bem difícil e, alguns bebês demoram muito para estabelecer uma rotina de sono satisfatória, deixando suas mamães exaustas e perdidas !

Gravei esse vídeo sobre o assunto também . Assiste Agora!

1- Mudança de Rotina

A rotina , na  vida do bebê , é muito importante. Ele se sente seguro assim, e sente muito , quando sai da sua rotina habitual. E , não mudanças nas suas sonecas durante o dia, mas das atividades cotidianas como alimentação, banho, passeios , cuidadoras. Alguns bebês são mais sensíveis que os outros , mas todos sentem as alterações em sua rotina!E isso reflete , diretamente na qualidade do sono do seu pequeno.

2- Ambiente Diferente

Aqui, entramos na mesma questão da mudança de rotina : se mudamos o bebê de quarto, de casa, ou se estamos viajando, o bebê sente e percebe a diferença , e já tem a sua qualidade de sono comprometida.Algumas mamães já me contaram que, só de mudar o berço do bebê de lugar , ou de posição, dentro do quarto, o bebê já percebeu e sentiu a mudança!

3- Ausência de um Membro da Família

Se a mamãe, ou mesmo outro membro da família que não participa diretamente do seu ritual do sono, como o pai, ou um irmãozinho não estão em casa na hora de dormir, o bebê sente a falta e, isso vai pode diferença no seu sono !

4-Nascimento dos Dentes

O período do nascimento dos dentes , costuma trazer bastante alterações físicas no bebê além do desconforto local: pode soltar o intestino, pode dar febre baixa , e pode atrapalhar a alimentação . E, esses desconfortos todos, acabam refletindo na qualidade de sono do bebê.

5- Picos de Desenvolvimento

Os picos de desenvolvimento, são momentos da vida do bebê em que existe uma atividade maior no seu cérebro e no seu corpo, onde ele adquire rapidamente , muitas habilidades, como engatinhar, mandar beijos, pronunciar as primeiras palavrinhas , explorar o ambiente… e isso o deixa muito empolgado e agitado, e , a hora em que dorme, é quando o cérebro faz o “download” dessas novidades ! Além do que, o bebê não desliga completamente… fica pensando em tudo e que aprendeu naquele dia !

6- Mudanças Alimentares

A alimentação interfere diretamente na qualidade de sono de qualquer pessoa, e nos bebês então , qualquer mudança , ou a introdução de um novo alimento, já pode ser motivo para mexer com seu sono ! Nós , adultos, se comemos alguma coisa mais pesada a noite, já sentimos o sono diferente, assim como , se estamos com fome, não conseguimos dormir direito e acordamos toda hora ! Com os bebês acontece o mesmo ! Até que eles conheçam e se habituem a vários alimentos, seu corpo pode sentir dificuldade para digerir alguns alimentos , ou até mesmo, a gente demora a ajustar a quantidade de alimento adequada para eles ! Então, ás vezes podem comer demais , e , outras vezes, comer de menos, e ficarem ainda com um ” rabinho de fome” , como dizia a minha avó .

7-Mudanças climáticas (Frio / calor )

Outro fator regulador da nossa qualidade de sono é a temperatura do nosso corpo . Se estamos com frio, ou com calor, despertamos. E , assim é com o bebê também ! Se conseguirmos manter a temperatura do seu quarto estável e agradável , ele vai conseguir dormir melhor! Muitas mamães são muito friorentas ( eu , por exemplo) , e , acham que seus bebês devem dormir agasalhados, ou , quando maiorezinhos, com edredons bem quentinhos… os pobrezinhos acordam encharcados de suor !

E , ao ouvir informações como essas, você pode estar pensando : ” Meu Deus do céu ! Sempre vai ter um dente nascendo, um alimento novo , alguma alteração na rotina, ou alguma nova habilidade adquirida !! Quando é que as noites, por aqui , serão mais tranquilas ? ”

Pois é … E você tem toda razão !

E, você também pode estar querendo saber o que eu fiz com meus 3 bebês … Eu vou te contar :

Cada um teve as suas necessidades e preferências ! Com o Pedro, eu cheguei a um ponto de cansaço e exaustão , que desmaiei um dia de manhã, de tanta tontura por falta de dormir direito ! Cansei de “brigar ” com as minhas expectativas , e coloquei um bercinho desmontável ao meu lado, no meu quarto – ou seja, aderi ao co-sleeping.

A Piquita, minha filha do meio , sempre gostou de dormir no seu bercinho . Sua única exigência era adormecer no peito .. nunca aceitou chupeta ; ela  acordava de 3/3 horas para mamar , e tinha um sono super leve !

Com a Nina , a minha caçula , foi cama compartilhada até em próximo dos 2 anos ! Eu precisava descansar para amamentá-la, cuidar dos 3 durante o dia, trabalhar e não pirar !

E , sendo muito sincera com você : até hoje , por aqui, tem noites que mais se parecem com a dança das cadeiras ! É um troca troca de lugar sem fim ! As crianças vã para a minha cama, eu vou para a cama delas, e até entre elas, elas correm … vão dormir com o irmão/ irmã  ! Tem manhã que eu acordo e preciso de 30 segundos para me localizar !

Aí , quando estou cansada, penso que , na adolescência, quando começarem as baladas… a coisa fica um pouco pior , não é mesmo ! rsrs Assim está bom , vai !

Se você quiser saber mais sobre ” sono do bebê” , lia esse post completo que fiz sobre

” o sono do bebê e as 4 transições”.

Aqui nesse outro , escrevi sobre a cama compartilhada.

E , nesse outro, mais sobre as minhas histórias com o sono dos meus bebês por aqui !

 

Conta pra mim, agora eu quero saber de você ! Como é o sono do seu bebê ?

E as noites aí na sua casa ? Você tem algum truque que aprendeu, alguma tática que funcionou super bem com seu bebê ?

Deixa seu comentário abaixo ! Conversa comigo !

É isso que dá sentido ao meu trabalho por aqui : saber que estou fazendo alguma diferença na sua vida!

Segue a página do “Mães” lá no Face ! Deixa seu curtir lá !pequena facebook-logo-

Se inscreve no nosso Canal do Youtube ! Toda semana tem novidade por lá!pequena youtube-logo

 

Bom, a gente vai se encontrando por aqui !

Bjos e atétags coração

Lígia

 

 

Related Posts

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×