O Sono do Bebê e as 4 Transições -Um Guia Completo

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
o-sono-do-bebe

o sono do bebê

Oi Comadre!

O Sono do Bebê é um assunto que costuma tirar o sono das mamães, não é mesmo ! rsrsr

Brincadeiras á parte, nesse post , eu quero te contar as 4 Transições do sono, que todos os bebês, mais cedo ou mais tarde , atravessam, e , como você pode usar isso a seu favor , ao invés de ficar “dando murro em ponta de faca” !

Cada criança é uma , com suas necessidades , personalidade e particularidades, eu sei, e vivi isso na prática , aqui com meus três anjinhos… Tive que me reinventar, ( e tenho até hoje ), pois nenhum se comporta como o outro… Ok !

Mas existem alguns padrões fisiológicos, que , nesses sim, a gente pode confiar, já que não dependem de sentimentos,

impressões e reações… são parte da evolução do sistema nervoso da criança,que vai amadurecendo, e alterando os padrões de sono/aprendizagem.

Eu sou mãe de 3, mas as informações que vou te passar aqui, são fruto de pesquisas minhas , publicadas por especialistas em sono infantil dos EUA e da Europa, que eu busquei e estudei, quando precisei , e quero compartilhar com você hoje. E, notei que, apesar dos meus 3 filhos serem totalmente diferentes entre si, os 3 passaram por essas 4 transições do sono .

Se preferir, assiste o vídeo que gravei sobre esse assunto:

O Sono do Bebê :

  • ATÉ OS 3 MESES

Do momento do seu nascimento, até os 3 meses de vida, os bebês estão passando por um período de adaptação ao mundo aqui fora!  Estão aprendendo a mamar, a respirar, a dormir… se adaptando as luzes, aos sons, ao toque…

Nesse primeiro trimestre de vida, ainda não conseguimos estabelecer rotina nenhuma, nem de sono , nem de mamadas, nem de cocôs e xixis… Mas , já é possível observar, como nossos bebês vão evoluindo , e , devagarzinho, vão mostrando suas preferências e padrões . Mais calmos ou mais agitados? Mais dorminhocos ou mais serelepes?Mais gulosos ou mais preguiçosos ? Mais chorões ou mais “de boa” ?

As “janelas “( o período ) em que ele fica acordado, são irregulares, e , de curta duração.

Nesse período , eu te aconselho a só observar, comadre, e tentar , na medida do possível , atender ás demandas e necessidades do seu bebê, sejam elas fisiológicas ( fome, frio, sono) ou emocionais ( colinho, aconchego, toque).

O Vínculo que se estabelece nesse primeiro período, é muito importante, para a vida toda, tanto dele quanto da sua !

 

  • DOS 3 AOS 8 MESES :

Aqui, nessa fase, a maioria dos bebês, com algumas pequenas exceções e variações, tiram 3 sonecas durante o dia:

uma soneca no período da manhã;

uma soneca no começo da tarde ( depois do almoço) e

uma soneca no final da tarde ( antes de jantar).

Eles já passam mais tempo acordados, interagindo e observando o ambiente, as pessoas, os animais , os brinquedos.

Já sentam, e alguns mais apressadinhos, já estão ensaiando o” engatinhar “.

Naturalmente, os bebês dessa fase, já estabelecem uma rotina de sono- atividades-alimentação, e novamente, quanto mais conseguirmos inserir as preferências dele , na nossa rotina, mais tranquilo vai ser.

Se você gosta de sair para passear a noite, e o seu bebê dorme mais tarde, que ótimo !

Agora, tem bebês que têm necessidade de dormir cedo, num ambiente mais silencioso… nesses casos , minha amiga, se você leva-lo numa festa, que vai até mais tarde, por exemplo, se prepare, porque vai rolar chororô ! rsrs E a noite promete ser bem agitada…

Quando a criança é mais sensível, ou mais metódica, com seus hábitos e horários , é muito bom ! A rotina vai bem , como um reloginho, mas… se sair do padrão… a criança sofre, estranha , não come e nem dorme direito! Essas crianças costumam não se adaptar bem em viagens e passeios, que alterem muito seus horários, e , os pais , acabam ficando mais presos, com a vida social mais comprometida… Mas, tenha calma e paciência! é uma fase e  VAI PASSAR! rsrs

 

  • DOS 8 AOS 15-18 MESES :

Essa é a segunda transição de sono, que os bebês atravessam.

Com 1 ano e 3 , a 1 e meio,uma das sonecas da tarde, acaba.

Então ele faz:

uma soneca de manhã e

uma soneca a tarde.

Nessa fase, eles já engatinham, a maioria já está andando… então eles têm “muito trabalho a fazer” ! Um mundo inteiro para conhecer e explorar! Estão com os 5 sentidos á flor da pele !

Naturalmente, já dormem menos, e os intervalos em que fica  acordado, já são bem maiores.

Já estabeleceram sua rotina alimentar, de funcionamento do intestino… estão crescendo e amadurecendo na velocidade da luz!

 

  • DOS 15-18 AOS 3 ANOS:

Aqui é a terceira transição do sono:

Por volta dos 18 meses, ( talvez um pouco antes, em alguns bebês) , só fica uma soneca por dia!

E, quanto mais perto do meio dia – 13 horas ela for, melhor!

Assim, as chances da criança ficar exausta, é menor.

Outra dica: essa fase é perfeita para ajustar a rotina de habituar a criança a dormir cedo !

Como ela só tira uma soneca, por volta das 12- 13 horas, lá pelas 19 h , a criança já vai estar bem cansada, então é jantar, banho e berço !Ufa!!

Assim , a criança não fica “vencida” , e, os pais têm chance de conversar, assistir uma TV… ter um pouquinho da vida adulta de volta! rsrs

 

  • DOS 3 – 5 ANOS :

Aqui, o intervalo é maior, porque depende MUITO da criança, da sua rotina e dos seus hábitos…

Mas , é por aqui, entre 3 e 5 anos, que sai completamente a bendita sonequinha da vida da criança! Aí é “salve-se quem puder”! rsrs A criança fica acordada e, em atividade , o dia todo !

Mas, se , na fase anterior, ela já se habituou a dormir cedo, ÓÓÓTEMO !

Por volta das 19- 20 horas é jantar/banho e cama !

Uma dica importante para essa fase:

Não encavale mudanças, ou seja, se a criança está passando por uma transição de sono, que é sempre difícil, e leva um tempo para a nova rotina se estabelecer, não tire a sua fralda noturna ! Ou , não tire ela do bercinho, e passe para a caminha!

Eu preparei para você ,um material bem didático, em formato de mapas mentais, que podem te ajudar a sintetizar e memorizar toda essa nossa conversa , com várias informações extras, um guia super completo para você baixar e acessar sempre que quiser !

O Sono Do Seu Bebê Mapas Mentais

O Sono Do Seu Bebê Texto

Todas essas coisas , são mudanças muito significativas na vida dela, então, faça uma mudança de cada vez! Assim, tudo acontece de maneira quase que, natural ! Sem estresse, sem traumas…

E, não se esqueça de que, por volta dos 3 anos, a criança está no auge dos “terrible two ” !! Birras e chororôs costumam estar bastante presentes na nossa vida, nesse período ! (SOCORROO!)

Então, vai devagar, com jeito e paciência…e , se por acaso achar que , ainda não é momento certo, não fique insistindo com a criança, ou se sentindo frustrada ou culpada, dê um passo pra trás ! Sem medo de ser feliz ! rsrs Recuar , muitas vezes, é uma estratégia inteligente!

Então, se a filha da comadre, a sua afilhada ou o seu sobrinho, já dormem sem fralda, ou já passaram para a caminha… não quer dizer que está no tempo do seu filhote, tá? Sem neuras!

Outro fator que interfere bastante nessa fase é o período que a criança fica na escola: Se fica o dia todo, se vai só de manhã ou se vai só a tarde… os cansaços são diferentes!

E, muitas vezes também, a criança fica o dia todo longe dos pais, e á noite, é o momento que vocês têm de conviver , de se curtir! Perfeito ! Que assim seja !

Então , nesse caso acima, por exemplo , pode ser que a criança estenda seu hábito de dormir durante o dia até os 5-6 anos, para poder aguentar o cansaço, e poder conviver mais com os pais, no período em que estão em casa !

Em cada uma dessas transições, o importante é estarmos presentes para o fato de que, vão ocorrer as mudanças nos padrões de sono do nosso filho! E que, até que essas mudanças se estabeleçam como a nova rotina, leva um tempo, e, o padrão anterior, não vai existir mais!

Não adianta forçar a criança a dormir a tarde, ou se estressar , se ela não quer mais fazer alguma das sonecas que fazia “até ontem”… Ela vai ficar meio azeda, meio cansada, mas é só até de adaptar! O importante é que essas informações , te dão tranquilidade para saber que está tudo bem !

É muito comum também, no início das transições, crianças que antes dormiam a noite toda, super bem, começarem a acordar no meio da noite, ou , ás 5 da manhã… eu sei que é dose, minha amiga… o sono é um dos maiores tesouros que a maternidade nos rouba!

Mas, quando olhamos para eles e vemos aqueles rostinhos dormindo, ou sorrindo com aquela boca banguela, ou toda melecada de comida… um amor tão grande nos invade… e é nele que nos agarramos! É esse amor que nos dá a força que precisamos , para seguir em frente !! ( zumbis, ok , mas felizes da vida!)

Não sei se você já leu, mas aqui nesse post eu te dou outras dicas sobre o ‘Sono dos Bebês”, cama compartilhada, e , nesse aqui, te conto das minhas experiências como sono  meus 3 anjinhos.

Aqui abaixo , te dou alguns links de sites em inglês , especializados em sono infantil:

www.millpondsleepclinic.com/

www.infantsleepconsultant.co.uk/

Como é o sono aí  na sua casa?

Você observou essas 4 transições ? Foi tranquilo ? Foi dureza?

Seu bebê sofreu muito para se adaptar?

Deixe seu comentário abaixo! Conversa comigo! Me conta suas dificuldades…

Se gostou do conteúdo, dá um curti! Compartilha com alguma amiga que possa estar precisando…

E, se você quiser receber de presente 5 vídeo-aulas que eu separei lá de dentro da exclusiva plataforma do curso “Recém-Mamãe”, clica no link, preenche seus dados que te mando no seu e-mail, combinado assim?

QUERO RECEBER AS 5 VÍDEO-AULAS DE PRESENTE

Bom , a gente vai se falando!

 

Bjos e até tags coração

Related Posts

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×