O Sono do bebê – White noise e Canções de Ninar

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O sono do bebê – Como o White noise e as canções de ninar interferem  na qualidade e quantidade do sono?

COMO e QUANDO é melhor usá-los? Antes ou durante o sono? Baixinho ou dominante no ambiente?

o sono do bebe

 

Oi Comadre! Esse é o nosso assunto aqui hoje!

A gente ouve muito falar, das maravilhas que os ruídos brancos ou “White noises” e das canções de ninar ou “lullabies” são capazes de fazer pelo sono do bebê, mas nem sempre fica muito claro os pormenores dessa história não é mesmo?

Então eu quero te contar como usar os dois e aproveitar ao máximo os benefícios que trazem SIM para o sono do seu baby e para a sua vida de mamãe cansada também 😉

AS CANÇÕES DE NINAR OU LULLABIES

São aquelas musiquinhas que a gente conhece bem, calminhas e normalmente com notas bem suaves.

Podem ser clássicas, adaptações de famosos para versões mais doces e delicadas, pode ser a sua voz cantando músicas que te falem ao coração e que você goste de cantar.

Elas devem ser tocadas ou cantadas bem baixinho, devagar, suavemente…

A melhor hora para usarmos as canções de ninar dentro da rotina de sono do bebê, é no ritual pré-sono ou pré-soneca, sabe?

Aquele momento em que já trocamos o bebê, já escurecemos o ambiente e o recolhemos, ou durante a massagem, ou durante a última mamada, ou depois, enquanto esperamos o bebê arrotar e o soninho vencer.

A importância do ritual, só explicando rapidinho aqui para você, é que o bebê associa esse momento ao sono.

É como se o cérebro do bebê, ao vivenciar os passos do ritual, já começasse a mandar mensagens para o corpo:” Vamos relaxar, abaixar a energia que é hora de dormir”.

E as musiquinhas,por quê incluí-las no ritual? Qual o papel delas nessa luta para o sono melhor?

Segundo a pediatra Ana Maria Costa da Silva Lopes, presidente do Comitê de Saúde Mental da Sociedade Mineira de Pediatria, “está provado que canções de ninar acalmam os pequenos e, além disso, que a música pode contribuir para a recuperação de bebês prematuros, auxiliando no seu desenvolvimento cerebral.A música é um aliado do processo cognitivo como um todo, um meio de comunicação entre o bebê e a mãe e um facilitador da entrada do bebê no campo da linguagem”.

O consenso é que, após o nascimento, a música influencia o estado de espírito do recém-nascido que, com a ajuda da mãe, relaciona os sons à ideia de proteção e tranquilidade.

A especialista em musicalização de bebês Melissa Lima, diretora da Casa da Música,aconselha os pais a criarem uma associação de música e a hora de dormir, já que as músicas conseguem promover com mais facilidade o relaxamento nas crianças.

Outra informação importante e sensacional: independente dos dotes musicais da mãe, a voz materna cantando SEMPRE acalma mais os bebês do que qualquer outra canção de ninar.

Veja mais nesse artigo aqui no portal Terra:

Os cientistas explicam que a música lenta, clássica ou com timbres que imitam caixinhas de música nos levam do estado alfa (alerta) para o estado beta (relaxado), neurologicamente falando.

OS RUÍDOS BRANCOS OU WHITE NOISES

O que é isso? Segundo a Wikipedia:

“O ruído branco é aquele que se distribui pelo espectro, tanto eletromagnético, quanto sonoro de forma constante, é um tipo de ruído produzido pela combinação simultânea tanto de frequências eletromagnéticas quanto sons, em todos os comprimentos de ondas.”

Traduzindo são sons que camuflam outros sons externos e que, têm efeito relaxante tanto para adultos quanto para bebês. Exemplo de ruídos brancos:

Ventilador, ar-condicionado, secador de cabelo, umidificador de ar, sons da natureza como chuva, mar e vento, batidas do coração…

Para o nosso caso aqui, que é o sono dos bebês, a explicação é que esses ruídos são velhos conhecidos dos bebês do tempo em que estavam no útero da mãe e, por isso acalmam e trazem conforto e segurança.

Os White noises também são excelentes para disfarçar ambientes barulhentos. Então, se o vizinho resolveu dar uma festa, se todas as crianças do prédio resolveram brincar no playground bem na hora da soneca do seu bebê, ligue o som com o ruído branco para disfarçar esse barulho de fora! Funciona muito bem.

Para surtir efeito, o White noise não pode ser tão baixinho como os lullabies (ou canções de ninar).

Recentemente a Pediatrics, uma publicação americana, lançou um artigo em que orienta que o ruído não ultrapasse os 50 decibéis  e que fique a uma distância mínima de 2 m do ouvido do bebê, para não haver prejuízos na audição.

Só lembrando que 50 decibéis é o som de um aspirador de pó! Não é baixinho não!

O melhor momento para utilizar o white noise é depois que o bebê adormeceu, já que os melhores efeitos observados com esse recurso, são para manterem o bebê dormindo por mais tempo, ou seja, serve para estender as sonecas e os temidos despertares na madrugada.

Você consegue baixar aplicativos grátis tanto com canções de ninar como de White noise para o seu celular. Tem playlists no Youtube, cd’s com sons e ruídos brancos, enfim… tem bastante opção se você quiser experimentar aí na sua casa.

Perguntei para as minhas alunas quais os melhores aplicativos que elas usam e indicam e aqui vai a lista:

E esses aqui são no Youtube:

Como eu AMO esse assunto e estudo bastante sobre isso, vale a dica de ouro:

NADA vai fazer pelo sono do seu bebê o que uma ROTINA vai fazer, ok?

Espero que goste das dicas desse post 🙂 Fiz com todo meu carinho para VOCÊ!

Se está passando perrengue aí e não sabe mais o que fazer? Se precisa da minha ajuda NO SEU CASO, na sua realidade e nas necessidades do SEU bebê, clica aqui  nesse link e conheça o Recém-Mamãe Sono- Muito mais do que uma consultoria !

A gente se encontra por aqui

Bjos e atétags-coracao

Lígia Coimbra

 

 

Related Posts

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Comments

comments

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×