A Saúde Em Risco – Inimigos Ocultos !

21 Flares Facebook 19 Google+ 2 21 Flares ×

crianças correndo

Oi Comadre! Ultimamente, tenho ouvido falar bastante, nos meios de comunicação, revistas, jornais e blogs de saúde, sobre , os efeitos de algumas substâncias químicas, presentes em objetos do nosso uso diário,  na nossa comida, e até na água encanada, na nossa saúde e, o mais assustador : na saúde das nossas crianças !

Vamos do começo :Existem substâncias, usadas pela indústria, ou na agricultura, e até algumas naturais, como a soja, que estão na mira dos cientistas , e , que são consideradas culpadas, por várias doenças e malformações , que estão cada dia mais comuns como a puberdade precoce, a infertilidade, alteração nos hormônios da tireóide e sexuais….

Tudo começou , observando animais, que viviam próximos a locais , onde alguns desses produtos químicos ,como pesticidas, eram lançados na natureza , sem o menor cuidado ! Esses animais apresentaram malformações e anomalias, que  , os cientistas , rapidamente, conseguiram encontrar o fio da meada , e descobrir os grandes vilões dessa história … e eles foram batizados de “desreguladores endócrinos ”

O que me assustou, foi saber que , as crianças menores de 3 anos, quando expostas a eles, são mais susceptíveis, por causa do metabolismo muito alto, e porque , nessa fase , os hormônios são importantíssimos, não só para o desenvolvimento físico, mas também , da inteligência  das crianças ! E, outra consequência dessa exposição precoce a esses “venenos químicos ” é a puberdade precoce, cada vez mais comum , em que as características sexuais aparecem antes dos 8 anos , nas meninas, e antes dos 9 anos, nos meninos.

Outra descoberta super assustadora e preocupante, é com relação a disfunções de fertilidade e de danos irreversíveis, ao aparelho reprodutor.

Além de substâncias químicas, e alimentos expostos a pesticidas, até a água que chega nas nossas torneiras é suspeita ! socorrooo! rsrs

Os cientistas e estudiosos dizem que , os hormônios que a mulher toma( anticoncepcionais ) são liberados pela urina, e , que o tratamento de esgoto convencional , não tira completamente essa substância  da água que foi tratada…já foram encontrados esses hormônios em alguns reservatórios , de cidades do estado de SP !! Agora, prá  fechar com chave de ouro: além de poderem causar infertilidade nas gerações futuras, o excesso de substâncias pode causar, na a´gua sem tratamento,o crescimento de umas algas, que liberam umas toxinas cancerígenas !!

Fiz uma lista dos “procurados ” mais perigosos, dos seus “crimes” e onde são encontrados …

Vem comigo :

  • DIOXINAS – encontradas em pesticidas e no branqueamento químico do papel.

seus “crimes ” : infertilidade , aborto, comprometimento no sistema imunológico, e endometriose .

  • ATRAZINA – encontrada nos herbicidas para culturas de milho e cana de açúcar.

seus “crimes” : infertilidade e câncer.

  • CHUMBO –  encontrado em cigarros,tintas e água encanada.

seus “crimes” : alterações no funcionamento da tireóide.

  • BISFENOL A – esse já é um vilão conhecido pelas mamães… Leia mais aqui  Encontrado em plásticos, e                                  enlatados.

seus “crimes “: produção de espermatozóides defeituosos, puberdade precoce,

câncer,obesidade,diabetes e doenças cardiovasculares.

  • MERCÚRIO -encontrado em peixes, frutos do mar, principalmente.

seus “crimes” : redução do QI de crianças, problemas no ciclo menstrual e no pâncreas.

  • FTALATO – encontrado em esmaltes e perfumes, pavimentação de ruas, vinil .

seus “crimes” : anormalidades genitais, alteração dos hormônios estrogênio e testosterona, e, também, no                      desenvolvimento das mamas.

  • QUÍMICOS PERFLUORADOS – encontrados em panelas anti-aderentes, roupasde borracha e carpetes.

seus “crimes ” : infertilidade e distúrbios na tireóide .

 

Eu me sinto vendida e apavorada com tudo isso , e você ?

Esse preço que pagamos pelo desenvolvimento , é alto demais !

E , o que mais me dói, é saber que,  nas nossas crianças os efeitos são mais devastadores !

Algumas decisões políticas , por pressão da população , são urgentes e necessárias, na minha opinião …

Usar produtos orgânicos, preferir um estilo de vida mais simples e natural, usando roupas de algodão, pouco contato com cosméticos precocemente, panelas de vidro ou de cerâmica, verificar o encanamento de onde moramos, usar água de fontes confiáveis… São algumas medidas que podem ajudar, mas , muitas vezes,nós, os simples mortais, nem sabemos os riscos a que estamos expostos !

 

Olhos abertos , minha amiga ! rsrs

Você conhece algum “perigo oculto ?”

Tem algum caso ou exemplo , na sua família ?

Conta prá gente !

Bjos e até tags coração

 

 

 

Related Posts

21 Flares Facebook 19 Google+ 2 21 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

21 Flares Facebook 19 Google+ 2 21 Flares ×