Sem neuras

17 Flares Facebook 17 Google+ 0 17 Flares ×

crianças-brincando-terraComadres, há um tempo atrás, li um artigo científico, que não me lembro mais aonde, que me deixou de boca aberta, e é dele que eu queria conversar hoje.

O artigo dizia respeito a estudos e testes realizados em pessoas portadoras de doenças auto imunes, como lupus e doença de crohn.

Doenças auto imunes são aquelas em que, por alguma razão desconhecida, o organismo se volta contra ele mesmo, e começa a se combater, se prejudicar, até que o portador adoece, pois seu sistema imunológico, que foi feito para nos defender, começa a “atacar” .

Pois bem, nesse estudo, eles deram aos portadores dessas doenças , ovinhos de vermes comuns,  e … passado algum tempinho, enquanto eles estavam com a verminose, a doença auto imune (que não tem cura)  ficou quietinha!!Conclusão, eles tinham que “distrair ” o sistema imunológico, ocupá-lo , para ele parar de combater o próprio organismo!!Então a bomba: por que nos países super desenvolvidos, onde toda rede de esgoto é tratada, onde toda a população vive em condições decentes de  higiene, o índice de doenças auto imunes é muito maior?

Simplificando,porque o corpo não tem com que ocupar seu exército de defesa, então começa a se combater.

Um dia , atendendo uma paciente que é médica neurologista, comentei com ela , e ela me disse: você nunca ouviu falar da “Teoria da Higiene”?(ou HH-Hipótese da Higiene?) – e eu : NÃO!!(não existe nada pior para um geminiano do que NUNCA TER OUVIDO FALAR, tá?)

Então tirei dela tudo o que consegui, considerando que eu estava tratando dos seus dentes e , a coitada não conseguia falar muito… rsrsr

E fui pesquisar… Eis o que descobri!!resumindo e indo ao que interessa:

Nos últimos anos, os casos de alergia aumentaram em cerca de 50% e a lógica, numa linguagem bem simples, é a seguinte: uma criança que tem hábitos de higiene rígidos, não anda descalça, vive dentro do apartamento enfim, não tem contato direto com a “sujeira” as células de defesa do organismo não têm o que fazer, afinal não tem inimigos para combater. Porém, elas foram feitas para trabalhar e ativar o sistema imunológico, então quando a criança come um amendoim, por exemplo, ela entende que ele é o “grande vilão” e o ataca promovendo a alergia ao amendoim. Isto se estende a tantos outros itens. Esta é uma das explicações  de ser o filho mais velho sempre o que sofre de bronquite alérgica, pois o irmão caçula em razão do contato com o irmão mais velho acaba tendo mais infecções, mas menos alergias…

Pois é, comadre!! MAS ATENÇÃO! Ninguém aqui está dizendo para expor um bebê , ou uma criança imunodeprimida á todos esses “desafios” da higiene, tá?

Mas, parei para pensar… As gramas em escolas  e plays, são sintéticas; a terra , é aquela colorida bendita que mancha toda a roupa; levamos meias antiderrapantes nos aniversários em Buffets para eles não ficarem descalços, andamos com lencinhos e álcool gel na bolsa, escolhemos os sabonetes que prometem matar 99,9999% dos germes… ufa!!

Fiquei meio culpada (ai que novidade, não é comadres?)… O Pedro tem uma bronquite feia, desde os 11 meses. A Piquita é tópica (tem aquelas alergias na pele, sabe?)… Então tá, ainda tenho chance de errar menos… com a Nina!!Só preciso ter coragem!!

Qual a sua opinião? Você acha que andamos exagerando nos cuidados com nossos pequenos?

Me conte sua história!! Eu quero saber!

Bjos e até tags coração

Related Posts

17 Flares Facebook 17 Google+ 0 17 Flares ×

Comments

comments

Speak Your Mind

17 Flares Facebook 17 Google+ 0 17 Flares ×