Suplementação de Vitaminas Para as Crianças – O que é Necessário ?

46 Flares Facebook 46 Google+ 0 46 Flares ×

vitaminas-para-crianças

Oi comadre, tudo bem?

Você dá “vitaminas” para o seu filho? Quais vitaminas ? Qual a dosagem ? É por orientação do Pediatra?

Eu tenho recebido alguns emails da indústria farmacêutica, com “orientações” e “propostas de publicidade” para suplementos vitamínicos para bebês e crianças…

Aí me caiu a ficha! Está explicado o exagero de suplementos vitamínicos e alimentares , que somos levadas a acreditar que são necessários e importantes para nossos filhos crescerem e se desenvolverem de forma saudável… A força dessas gigantes farmacêuticas e a  quantidade de dinheiro que tem envolvido nisso!

Eles jogam sujo! rsrs Atire a primeira pedra, a mãe , comadre, que não tem dúvidas sobre a alimentação dos seus filhos, da sua casa ! Sempre pensamos se, nossos filhos estão ingerindo os nutrientes necessários para se crescerem fortes e saudáveis.

E não é atoa! Que criança ADORA comer frutas, verduras, legumes, grãos… e todos esses alimentos ” saudáveis”? Não sei na sua casa, comadre, mas na minha… eles até gritam quando sabem que tem ” couve”ou “espinafre” para o almoço! rsrs   Acabam comendo um pouquinho, por livre e espontânea pressão… rsrsrs mas… será que é o suficiente?

Eu tenho que dar duro, para conseguir oferecer , com sucesso, 3 porções de frutas por dia! E , olha que , eu considero o suco natural do almoço, como uma porção !!

Na sua casa é diferente? Como você faz? Seus filhos se alimentam bem? Em qualidade e quantidade?

Eu acho que esse é um fantasma bem conhecido pra maioria de nós, mamães … ainda mais , para as que não conseguem fazer e acompanhar as principais refeições dos filhos… Sempre fica a pergunta no ar :” Será que ele almoçou direito?  e nos lanchinhos, será que comeu a fruta da lancheira ou jogou no lixo?”.

E é aí, nesse nosso ponto fraco, que entra a gigantesca indústria farmacêutica, que vem para “nos salvar” !!

“Calma, mamães ! Se o seu filho não come direito, dá esse suplemento vitamínico pra ele! E, vai estar tudo bem!”

Uma pinóia !

Ou , pior ainda, ao meu ver , manipulam os dados de pesquisas científicas sérias, só mostram os indicadores que interessam pra eles, para nos amedrontar, e nos “provar” que , são necessários sim, esses suplementos, para garantir a saúde e o desenvolvimento dos nossos filhos!

Existe muito exagero em torno desse assunto! Muito alarde!

Outro dia , vi o Dr. Dráuzio Varella  no “Saia Justa” , aquele programa do GNT ( ADORO! rsrs), onde ele falava justamente disso! Que muitas vitaminas sintética que ingerimos, nosso corpo sequer consegue absorver!! E outras, têm um limite diário, que o nosso organismo consegue absorver, e, o que sobra… ele manda embora!

Um exemplo prático : Vit C 2 g… nosso corpo só absorve 1g/dia! O outro 1g… vai para o lixo do nosso organismo!

Existem casos, como o da Vit D , que , realmente requerem mais atenção. Hoje em dia, por causa nos nossos hábitos e necessidades de fugirmos da exposição ao sol, a grande maioria das pessoas adultas têm deficiência dessa vitamina, que não é feita pelo nosso corpo, ou seja , ela tem que vir de fora( alimentação) , e para dar o “start”, ela precisa de luz  do sol, em áreas grandes do corpo, como pernas e costas… só meio braço pra fora da camisa, enquanto anda de carro, não é suficiente! rsrs E, os especialistas falam que ,você pode fazer um “estoque” de algumas vitaminas e nutrientes importantes, como o Cálcio, na infância , e ao longo da vida quando o corpo requisitar,eles estarão ali, disponíveis para uso.

Muitos pediatras acabam se deixando levar pelo desespero dos pais ( mais as mães, vai! rsrs) , e receitam suplementos sem a menor necessidade, e já ouvi alguns dizerem assim: “mal não vai fazer”…. Será?

Eu discordo… eu acho que, “respaldadas” por essas “vitaminas e suplementos” , a gente pode ficar tentada a fraquejar , nessa estrada tão longa e difícil, que é ensinar bons hábitos alimentares aos nossos filhos…deixamos passar muitos hábitos ruins… pois acreditamos que , “pelo menos a saúde está a salvo”!

Outro ponto negativo, que eu vejo, é a criança crescer , achando que, para ter um corpo saudável, ela precisa de “remédios e suplementos”… Isso , lá na vida adulta,  pode trazer um comportamento hipocondríaco, ou ainda, de transferência de responsabilidade…” O remédio tem que me fazer bem, eu posso comer porcarias, fumar, ser sedentário… depois, tomo 10 cápsulas por dia, e tudo certo!

Segundo o Pediatra Cid Pinheiro, do Hospital São Luiz (SP), essas crianças podem se tornar adolescentes que acham “ok” , lançar mão de anabolizantes, ou remédios para emagrecer…

Adultos que, para dormir, ou se sentirem melhor, tomam psicotrópicos …

Bom , então devo ou não devo suplementar vitaminas para o meu filho?

Depende ! rsrs Continua comigo, que vou te falar de cada uma das principais vitaminas para bebês e crianças e quando suplementar :

  • VITAMINA D

Segundo o Departamento de Nutrologia da SBP ( Sociedade Brasileira de Pediatria) preconiza que NÃO HÁ necessidade de suplementação de vitamina D para lactentes em aleitamento materno com exposição regular ao sol e lactentes que recebem 500 mL/dia de fórmula infantil.

Nas demais situações, recomenda-se a ingestão de 200 UI/dia de vitamina D até 18 meses.

  • VITAMINA A

Como a sua concentração no leite materno varia com a dieta da mãe, em regiões com alta prevalência de deficiência, a OMS, o Ministério da Saúde e a SBP preconizam esquema de suplementação medicamentosa , da seguinte forma:

crianças < 6 meses e que são amamentadas: 50.000 UI;

crianças de 6 a 12 meses: 100.000 UI;

crianças de 12 a 72 meses: 200.000 UI.

  • FERRO

O Departamento de Nutrologia da SBP recomenda suplementação de ferro em:

 

  1. Lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional, a partir da introdução de alimentos complementares, na dose de 1 mg de ferro elementar/kg de peso/dia até 2 anos de idade ou 25 mg de ferro elementar/semana até 18 meses de idade (recomendação do Programa Nacional de Combate à Anemia Carencial do Ministério da Saúde).
  2. Prematuros > 1.500 g e RN de baixo peso, a partir do 30º dia de vida, na dose de 2 mg de ferro elementar/kg de peso/dia durante todo o 1º ano de vida e 1 mg/kg/dia até 2 anos de idade.

 

  1. A suplementação de ferro NÃO ESTÁ INDICADA em: lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade e para aqueles lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional, em uso de fórmula infantil até 6 meses de idade e a partir do 6º mês, se houver ingestão mínima de 500 mL de fórmula/dia.
  2. Para RN de extremo baixo peso (PN), o Comitê de Nutrição da AAP recomenda, no 1º ano de vida, doses mais elevadas de ferro: PN < 1.000 g, dar 4 mg/kg/dia de ferro elementar; PN entre 1.000 e 1.500 g, a dose recomendada é de: 3 mg de ferro elementar/kg/dia.

Olha , comadre, o me objetivo aqui, com esse post, é abrir seus olhos ( e os meus também !) , com relação á super medicação a que estamos expondo nossos filhos desde pequenos, sem necessidade , e que isso , além de nos tirar a oportunidade de ensiná-los a terem hábitos mais saudáveis , ainda pode formar um padrão de pensamento e comportamento deturpados, que eles levarão para a vida toda!

Não é papo de ” rebeldia contra o capitalismo e o consumismo “, tá? rsrs

Lembra que lá atrás, no “nosso tempo”, as coisas não eram bem assim… e está tudo bem com a nossa geração! Poucas crianças ficam desnutridas, ou doentes , por carência de nutrientes e vitaminas, dentro de um mínimo de estrutura social… A não ser que tenham alguma doença… aí a história é outra!

Converse sempre muito francamente com seu pediatra.

Você consegue fazer seu filho comer bonitinho? Como são os hábitos aí na sua casa?

Conta prá mim ! Vou adorar saber !

A gente vai se falando !

Fontes :

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/2872/alimentacao_no_1%C2%BA_ano_de_vida.htm

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI25877-15149,00-SUPLEMENTOS+DE+VITAMINA+PARA+AS+CRIANCAS+ELES+SAO+NECESSARIOS.html

Bjos e até

PS: Eu entendo que , nós, que trabalhamos como “blogueiras” , precisamos ganhar o “pão nosso de cada dia” ! rsrs

Mas eu, particularmente, não consigo te oferecer certas coisas, tá? Fica tranquila… Eu sei da minha responsabilidade com a sua confiança !Eu prefiro te vender transformação… Do seu corpo… da sua mente, da sua vida! Quer saber mais ?

Se precisa emagrecer, clica  aqui !  ou vai lá na categoria dieta e boa forma do blog… tem um  monte de coisa legal prá você !

Se precisa mudar de rumos profissionais, clica aqui ! 

Related Posts

46 Flares Facebook 46 Google+ 0 46 Flares ×

Comments

comments

46 Flares Facebook 46 Google+ 0 46 Flares ×