Teste da Linguinha – Saiba o que é

23 Flares Facebook 21 Google+ 2 23 Flares ×

teste-da-linguinha

Oi comadre, a partir da semana passada, já está em vigor a lei que torna obrigatório o “Teste da Linguinha ” em todas as maternidades do país, gratuito e irrestrito.

“O Projeto de Lei nº 4832/2012  obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua dos bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil”, foi transformado na Lei nº 13.002 de 20 de junho de 2014” , com 180 dias de prazo para entrar em vigor.

Mas afinal o que é esse teste ? Pra que serve ? O que ele previne?

Vamos lá…

 

  • O Que é o “Teste da Linguinha”?

 

O teste da Linguinha é um exame padronizado, que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela “língua presa” que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir,mastigar e falar.

Uma fonoaudióloga( Roberta Lopes de Castro Martinelli) e colaboradores , durante a sua tese de mestrado na Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP, desenvolveu um protocolo , que se tornou o “Teste da Linguinha”.

 

  • Para Que Serve ?

 

Com a aplicação desse protocolo desenvolvido pela Roberta Martinelli, é possível identificar se o frênulo lingual limita os movimentos da língua

 

A língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada.

 

 

Um estudo realizado em 2013, na Universidade de São Paulo, encontrou uma ocorrência de 22,54% de alterações do frênulo lingual em bebês, superando até as doenças e alterações diagnosticadas pelo teste do Pezinho e pelo Exame da Orelhinha.
Ela está presente desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento  do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos

Pesquisas em todo o mundo têm comprovado a importância do
diagnóstico e intervenção precoce dessa alteração.

 

  • Como é Feito ?

 

O teste da linguinha deve ser realizado por um profissional da área da saúde qualificado, como por exemplo, o fonoaudiólogo.

Ele deve  elevar a língua do bebê para verificar se a língua está presa, e também observar o bebê chorando e sugando.

O exame não tem contraindicações.
Recomenda-se que a avaliação do frênulo da língua seja inicialmente realizada
na maternidade.

A avaliação precoce é   ideal para que os bebês sejam diagnosticados e tratados com sucesso.

  • Quando Fazer o Teste ?

Quanto mais cedo, melhor !
É importante que seu bebê faça o exame o mais cedo possível, preferencialmente no primeiro mês de vida, para que se descubra, com a maior antecedência, se tem língua presa, evitando dificuldades na amamentação, possível perda de peso e, principalmente, o desmame precoce, com introdução desnecessária da mamadeira.

Até os 6 meses de idade ainda é possível de se usar o protocolo do teste.

Seguir essas recomendações faz toda diferença para a amamentação e consequentemente para a boa saúde do seu filho.

  • O Resultado

Existem graus variados de língua presa, por isso a importância de haver um teste que leva em consideração os aspectos anatômicos e funcionais para fazer um diagnóstico preciso e indicar a necessidade da realização do “pique no frênulo que está preso na língua”.

Se o resultado da avaliação do protocolo indicar a presença da língua presa, o procedimento de liberação do frênulo lingual, popularmente conhecido como “pique na língua”, deve ser realizado por um profissional médico ou dentista.

É um procedimento simples, realizado com anestesia local.

 

Fique atenta! Infelizmente, ainda hoje, muitas pessoas , leigos e profissionais, ainda acham que a “Língua Presa”   não afeta  a amamentação, não causa desconforto para a mãe, não prejudica a fala, e que vai corrigir-se sozinha, sem tratamento. Isso não é verdade!

Publicações científicas recentes em todo o mundo têm estudado a interferência da “língua presa” nas funções de sucção, deglutição, mastigação e fala.

Cobre seus direitos !Se informe! Converse com seu médico!

Fonte : Aqui você encontra mais informações valiosas .

 

Me empolguei ? rsrs Me dá um desconto, vai comadre!

Se você não me conhece ainda, vou te contar: sou cir.dentista, e a odonto é uma das minhas grandes paixões ! rsrs

 

Bjos e até tags coração

 

Related Posts

23 Flares Facebook 21 Google+ 2 23 Flares ×

Comments

comments

23 Flares Facebook 21 Google+ 2 23 Flares ×